III Concurso escolar de escrita criativa Estórias [im]prováveis

O concurso tem como principais objetivos motivar hábitos de leitura e incentivar a criatividade literária dos alunos dos 2.º e 3.º CEB e Secundário, associada à promoção do conhecimento sobre o património da região do Douro.

Inserido na programação destinada a assinalar os 20 Anos do Douro Património Mundial, cujas comemorações decorrem ao longo de todo o ano, o III.º concurso escolar de escrita criativa ESTÓRIAS [IM]PROVÁVEIS tem como tema o DOURO, o seu património paisagístico (natural ou edificado) e património imaterial (usos, costumes, tradições, artes e ofícios).

Destinado aos alunos dos 2.º e 3.º CEB e Secundário, o concurso tem como principais objetivos motivar hábitos de leitura e incentivar a criatividade literária dos alunos, associada à promoção do conhecimento sobre o património da região do Douro, como ponto de partida e inspiração para o desenvolvimento de textos em prosa ou em verso.

Tendo em conta a relevância e o contexto da temática proposta, a organização deste ano contempla algumas novidades, de modo a que esta III.ª edição do concurso seja especial e territorialmente abrangente.

Nesse sentido, pela primeira vez, o concurso vai estar aberto à comunidade educativa dos 19 concelhos que integram a região duriense (lista de concelhos abrangidos:  https://cimdouro.pt/), podendo candidatar-se os alunos dos 2.º e 3.º CEB e Secundário, que frequentem estabelecimentos de ensino dos concelhos que fazem parte da Comunidade Intermunicipal do Douro – CIM DOURO.

Outra das novidades, desta edição, é a realização de um sorteio de 20 viagens de barco no Douro, a realizar entre os alunos que fizerem a sua pré-inscrição no concurso. A decorrer em maio, a viagem contará com a participação do escritor Tiago Salazar e o programador literário João Morales, no contexto de uma oficina de escrita criativa destinada à partilha e desenvolvimento de algumas ferramentas de apoio à criação literária.

As inscrições no concurso são gratuitas, mas obrigatórias. Já estão abertas e podem ser feitas através do envio de um email (mlamego@culturanorte.gov.pt), até 30 de abril de 2022.

Promovido, anualmente, pelo Museu de Lamego e Rede de Bibliotecas de Lamego, a 3.ª edição do concurso tem o apoio da CCDR-Norte – 20 Anos do Douro Património Mundial e da Direção Regional de Cultura do Norte.

Datas importantes:

Prazo de inscrição – 30 de abril de 2022

Prazo para entrega dos trabalhos a concurso – 31 de maio de 2022

Sorteio das 20 viagens de barco no rio Douro – 6 de maio de 2022

Viagem de barco – maio de 2022 (data a anunciar)

Cerimónia de entrega de prémios – 6 de outubro de 2022

REGULAMENTO do concurso disponível aqui.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos