Formação de Zeladores de Monumentos

Concluída a formação de zeladores de monumentos, promovida pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, os participantes darão continuidade à iniciativa com o projeto-piloto «A Fé em Manutenção».

Decorreu, na Casa Allen, no Porto, a formação de zeladores de monumentos, Unidade de Formação Contínua integrada no «Programa de Formação Multidisciplinar da Universidade do Porto – Impulsos Jovem e Adultos», ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

Esta Unidade de Formação teve por objetivo atuar na comunidade através da qualificação e formação de adultos em contexto das suas atividades profissionais ou oficiosas ligadas ao Património Cultural.

Para a consecução deste programa, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto estabeleceu um Acordo de Parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte, fixando-se os compromissos de colaboração institucional.

Esta primeira edição da formação dedicada a zeladores de monumentos acolheu zeladores “profissionais e não profissionais” – técnicos do património, colaboradores das entidades religiosas e voluntários – de igrejas do Centro Histórico do Porto:

– Igreja de Santa Clara

– Igreja de São José das Taipas

– Igreja de São Nicolau

– Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Vitória

– Igreja de São João Novo

Concluído o percurso formativo no âmbito da Unidade de Formação Contínua / Ação de Formação para zeladores de monumentos, foi consensualizado entre todas as partes – instituições e pessoas, ou seja, FLUP, DRCN, Paróquias e participantes / zeladores, independentemente da sua qualidade profissional ou voluntária -, fazer do ponto de chegada da formação, um ponto de partida para um projeto-piloto sob o desígnio A Fé em Manutenção, tendo-se estabelecido um Calendário de Ações de Manutenção Programada de Edifícios para Culto.

O calendário é inspirado no projeto Faith in Maintenance, promovido pela Sociedade para a Proteção dos Edifícios Antigos, que recebeu o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra na Categoria Educação, Formação e Sensibilização em 2010.

Este calendário pode ser entendido e utilizado como um “caderno de trabalhos” com um fio condutor, temporalmente organizado, para conduzir o olhar e as ações dos zeladores (voluntários ou não), na efetiva implementação de manutenção e conservação preventiva dos espaços de culto.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos