Festival Literário TEXTEmunhos em Lamego

TEXTEmunhos é um festival promovido pelo Museu de Lamego, que toma a literatura como ponto de partida para um encontro transdisciplinar entre literatura e museus, arte, música, cinema, teatro e gastronomia. De 5 a 8 outubro.

De 5 a 8 de outubro, TEXTEMUNHOS é um festival promovido pelo Museu de Lamego, que toma a literatura como ponto de partida para um encontro transdisciplinar entre literatura e museus, arte, música, cinema, teatro e gastronomia.

«Com a finalidade de instigar uma maior cumplicidade do público com os livros e os museus, matérias particularmente sensíveis no que se refere aos hábitos culturais dos portugueses, todos podem participar e Textemunhar neste festival, que promove o acesso à cultura, num desdobramento da assinatura Museu de Lamego. Museu para todos», explica a diretora do Museu de Lamego, Alexandra Falcão.

Com programação a cargo de João Morales, Tiago Salazar e Alexandra Falcão, o festival arranca na Avenida Dr. Alfredo de Sousa, dia 5 de outubro, quarta-feira. Pelas 15h30, uma performance que toma como ponto de partida a tapeçaria flamenga da 1.ª metade do século XVI, “O Julgamento do Paraíso”, marca o arranque das atividades no primeiro dia, numa produção da Sons & Ecos, concebida e encenada por Raquel Coelho.

A sessão de abertura, agendada para as 16h00, inclui a apresentação do livro Um Museu para Todos O Olhar de Cada Um, uma obra de ficção, criada por alguns dos mais importantes ficcionistas portugueses da atualidade, cuja identidade será revelada.

O programa prossegue, no mesmo local, com a conversa aberta O poder da cultura, pelos livros e museus, com a participação de Fernando Ribeiro (chefe de Divisão da Cultura e Património do Município de Lamego), Alexandra Falcão (diretora do Museu de Lamego), Raquel Coelho (encenadora), João Morales (programador e jornalista) e Tiago Salazar (escritor e jornalista). A moderação estará a cargo de Catarina Machado (jornalista).

Promovido pelo Museu de Lamego, Textemunhos é um Festival Literário que conta com a parceria de Beiradouro – Associação de Desenvolvimento Local e Turismo do Porto e Norte, com os apoios de Agrupamento de Escolas de Latino Coelho,  Arquivo Ephemera, Arquivo-Museu Diocesano de Lamego, Casa de Santo António de Britiande, Caves Raposeira, Colégio de Lamego, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Município de Lamego/Teatro Ribeiro Conceição, Ponto de Fuga- Editora, Solumen – LamegArte, Sons & Ecos, Teatro Solo e Universidade Sénior Jerónimo Cardoso. Media partners: Antena 2 e Estação Diária Viseu – O Grito e o Cochicho.

Consulte o programa completo AQUI.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos