Festival Literário TEXTEmunhos em Lamego

TEXTEmunhos é um festival promovido pelo Museu de Lamego, que toma a literatura como ponto de partida para um encontro transdisciplinar entre literatura e museus, arte, música, cinema, teatro e gastronomia. De 5 a 8 outubro.

De 5 a 8 de outubro, TEXTEMUNHOS é um festival promovido pelo Museu de Lamego, que toma a literatura como ponto de partida para um encontro transdisciplinar entre literatura e museus, arte, música, cinema, teatro e gastronomia.

«Com a finalidade de instigar uma maior cumplicidade do público com os livros e os museus, matérias particularmente sensíveis no que se refere aos hábitos culturais dos portugueses, todos podem participar e Textemunhar neste festival, que promove o acesso à cultura, num desdobramento da assinatura Museu de Lamego. Museu para todos», explica a diretora do Museu de Lamego, Alexandra Falcão.

Com programação a cargo de João Morales, Tiago Salazar e Alexandra Falcão, o festival arranca na Avenida Dr. Alfredo de Sousa, dia 5 de outubro, quarta-feira. Pelas 15h30, uma performance que toma como ponto de partida a tapeçaria flamenga da 1.ª metade do século XVI, “O Julgamento do Paraíso”, marca o arranque das atividades no primeiro dia, numa produção da Sons & Ecos, concebida e encenada por Raquel Coelho.

A sessão de abertura, agendada para as 16h00, inclui a apresentação do livro Um Museu para Todos O Olhar de Cada Um, uma obra de ficção, criada por alguns dos mais importantes ficcionistas portugueses da atualidade, cuja identidade será revelada.

O programa prossegue, no mesmo local, com a conversa aberta O poder da cultura, pelos livros e museus, com a participação de Fernando Ribeiro (chefe de Divisão da Cultura e Património do Município de Lamego), Alexandra Falcão (diretora do Museu de Lamego), Raquel Coelho (encenadora), João Morales (programador e jornalista) e Tiago Salazar (escritor e jornalista). A moderação estará a cargo de Catarina Machado (jornalista).

Promovido pelo Museu de Lamego, Textemunhos é um Festival Literário que conta com a parceria de Beiradouro – Associação de Desenvolvimento Local e Turismo do Porto e Norte, com os apoios de Agrupamento de Escolas de Latino Coelho,  Arquivo Ephemera, Arquivo-Museu Diocesano de Lamego, Casa de Santo António de Britiande, Caves Raposeira, Colégio de Lamego, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Município de Lamego/Teatro Ribeiro Conceição, Ponto de Fuga- Editora, Solumen – LamegArte, Sons & Ecos, Teatro Solo e Universidade Sénior Jerónimo Cardoso. Media partners: Antena 2 e Estação Diária Viseu – O Grito e o Cochicho.

Consulte o programa completo AQUI.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
Siga-nos