Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias

A apresentação pública do LÍNGUA - Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias realiza-se no dia 8 de Maio, pelas 17h30, no Café Concerto do Theatro Gil Vicente, em Barcelos.

O LÍNGUA é um certame dedicado às línguas da terra, onde o teatro comunitário e amador identitário de uma região ou de uma língua ou dialecto tenha palco. O que perdemos quando morre uma língua? A resposta a esta pergunta levou à criação deste festival: a importância do teatro como expressão de resiliência da mesma, porque quando morre uma língua, morre todo um legado outrora transmitido de geração em geração.

Este Festival pretende não só ser uma mostra de teatro mas também um ponto de encontro multicultural para a discussão dos desafios e problemáticas que o teatro amador e comunitário apresenta neste contexto.

O LÍNGUA vai decorrer nos dias 10, 11 e 12 de Junho, no Theatro Gil Vicente e Biblioteca Municipal, na cidade de Barcelos e irá abrir com um espectáculo em Mirandês, realizado por um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro. Esta primeira edição contará com obras teatrais apresentadas, como já referido, em Mirandês (Miranda do Douro), em Estremenho (da região espanhola da Estremadura) e em Sassarese (da região italiana da Sardenha). O certame terá, ainda, debates sobre a importância do teatro como expressão para a salvaguarda e a difusão das línguas minoritárias, focando o trabalho das companhias presentes no seu território e a apresentação do contexto cultural de cada uma das línguas desta edição, com a presença de linguistas e académicos especialistas. Haverá também espaço para formação, com destaque para a oficina teatral “Né noi, né gli altri: il corpo, la maschera, la scena. Laboratorio sulla Commedia dell’Arte”, dirigida por Francesco Facciolli e Scilla Sticchi.

O LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias é organizado pela companhia Teatro de Balugas e pelo Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias, com o financiamento do Município de Barcelos e o apoio de várias entidades nacionais e internacionais, entre as quais a Direção Regional de Cultura do Norte.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos