Fachada do Teatro Nacional São João “Fora de Portas”

A iniciativa “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” retoma este sábado com uma sessão dedicada ao projeto de conservação e restauro das fachadas do Teatro Nacional São João (TNSJ), um projeto do arquiteto Marques da Silva.

É já no próximo sábado, 28 de maio, às 10 horas, que a iniciativa Inovação Fora de Portas volta, agora num formato híbrido (presencial e online), para analisar ao detalhe a obra de conservação e restauro das fachadas do icónico teatro portuense.

Neste regresso, o programa volta ao seu formato original – presencial – com uma lotação máxima de 20 participantes. Mantêm-se de acesso livre e gratuito, sendo necessária a inscrição prévia, optando pelo formato desejado (presencial ou online). A transmissão em direto, através do website do Porto Innovation Hub, decorrerá sem limitações de número de inscritos, mantendo assim o contacto com o público, que, durante a pandemia, se habituou a acompanhar esta atividade.

A sessão começará com a exibição de um vídeo documental sobre a intervenção realizada no TNSJ, seguida da apresentação e conversa com espaço para perguntas da plateia (no local e em casa) com a engenheira Esmeralda Paupério, do Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e a arquiteta Ângela Melo, em representação da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Para os participantes que se inscreverem no formato presencial, será ainda realizada uma visita orientada pelas duas convidadas e com foco na fachada do edifício classificado como Monumento Nacional. No final, será disponibilizada (no local e online) uma Sebenta de Obra que sintetiza e expõe as grandes questões técnicas presentes no projeto.

No seu exterior, haverá oportunidade para analisar as célebres figuras e carrancas da autoria de três ilustres escultores portuenses: Henrique Araújo Moreira (1890-1979), Diogo de Macedo (1889-1959) e José Fernandes de Sousa Caldas (1894-1965). As esculturas dos três artistas, agora recuperadas, estão adossadas às fachadas do Teatro Nacional São João, tendo sido, inicialmente, executadas em argamassas de cimento com dimensões e motivos muito variáveis, podendo, em alguns casos, atingir cerca de dois metros.

O “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” conta com aproximadamente 1.500 participantes nas edições passadas, tendo sido procurado em cada uma mostrar infraestruturas de grande importância da cidade do Porto, sob os prismas da Engenharia, Inovação e Tecnologia. Entre os edifícios e projetos já apresentados, no âmbito desta iniciativa, destacam-se os túneis da Metro do Porto, os meandros do Centro Português de Fotografia ou o tabuleiro técnico da icónica Ponte São João, do professor Edgar Cardoso.

Esta iniciativa resulta da colaboração do Município do Porto, no âmbito da iniciativa Porto Innovation Hub, com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP (DEC/FEUP), em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto e a Gaiurb, com o apoio da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), a Ordem dos Arquitetos (OA) e a Casa da Arquitetura. Tem como principal objetivo mostrar à cidade o lado tecnológico e inovador das suas obras e infraestruturas.

(Fonte: CM Porto – Créditos Fotográficos: TNSJ)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos