Exposição «Mãos que fazem Bisalhães»

A exposição Mãos que fazem Bisalhães inaugura hoje, pelas 15h00, na sala de exposições temporárias do Museu do Douro, e ficará patente ao público até 23 de maio de 2022.

A exposição Mãos que fazem Bisalhães inaugura hoje, pelas 15h00, na sala de exposições temporárias do Museu do Douro, e ficará patente ao público até 23 de maio de 2022.

A mostra, e o respetivo catálogo, centra-se na comunidade de oleiros, testemunhando aspetos da sua vida e contexto familiar, associando-o a peças, objetos e imagens. As mãos de Bisalhães têm uma história, um percurso dentro da comunidade que se deve conhecer para melhor salvaguardar a arte, um saber-fazer ancestral que se faz e transmite com as mãos.

Comissariada pelo Museu do Douro e em parceria com o Museu da Vila Velha, Município de Vila Real, esta é uma exposição que pretende dar a conhecer a arte do barro negro de Bisalhães, reconhecida pela UNESCO como património imaterial da humanidade desde 2016.

Bisalhães é uma pequena aldeia serrana, situada a cerca de oito quilómetros de Vila Real, da freguesia de Mondrões, onde ainda se produz uma original e peculiar forma de trabalhar o barro, e que é conhecida em toda a parte como a “Louça de Bisalhães”.

O barro, argila de cor cinza claro, proveniente de localidades próximas como Telheira ou Parada de Cunhos, ganhou forma e beleza nas mãos dos aldeãos. Hoje em dia a matéria-prima só existe em Chaves.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos