Exposição de Fotografia de Rui Pinheiro

«Culpabilidade», exposição de fotografia de Rui Pinheiro, inaugura na Casa das Artes do Porto, no próximo sábado, pelas 16h00. A mostra ficará patente ao público até 31 julho, com entrada livre.

A mostra reúne registos fotográficos de uma viagem a São Tomé e Príncipe. Foram precisos três olhos para ver tudo: os da fotografia, os do cinema e os da berma da estrada.

Quando estas imagens foram produzidas elas existiam apenas enquanto tal: registos de uma viagem a São Tomé e Príncipe. Só mais tarde, carregadas de memórias, se transformaram em olhares entre pessoas que se cruzaram.

Culpabilidade procura resgatar esses olhares que ficaram capturados do território de fronteira entre a linguagem fotográfica, a cinematográfica e a experiência do mundo.

Nota Biográfica

Com formação nas áreas da fotografia, cinema, curadoria e jornalismo, Rui Pinheiro desenvolve projeto documental no registo de espetáculos, antropologia e sociologia de espaços. Produz trabalho utilizando imagens em movimento, imagem estática e som que se apresentam no formato de exposição e instalação.

O seu trabalho já foi apresentado na Galeria do Sol, Porto; Poster Mostra, Lisboa; Mini-Museum of Contemporary Art, Barcelona; Palácio das Artes, Porto; New Jorg, Viena de Áustria; Altes Finanzant, Berlim; Palácio Pinto Leite, Porto; Galaria LAB65, Porto; Teatro Faialense, Açores; Galeria de Arte Cinemática SOLAR, Vila do Conde; Edifício AXA, Porto; Playlist Candelabro, Porto; Artes em Partes, Porto; Festival Altitudes, Serra de Montemuro; Casa das Artes, Porto; Espaço Mira, Porto; Festival de Paredes De Coura; Galeria da Restauração, Porto; Ateneo Ferrolán, Ferrol; Galeria dos Prazeres, Madeira; Teatro Municipal Rivoli, Porto; Pavillón de Estudiantes, La Coruna, , Galeria Exteril; MadeiraDig, Calheta, Maus Hábitos, Porto e Centro de Fotografia Georges Dussaud – Bragança.

Foi colaborador de várias instituições, projetos artístiscos e editoriais como são exemplo a Sonoscopia; Casa da Música; Artéria; OSSO; Galeria Solar; Porto2001; Oficina Criativa; Curtas Metragens de Vila do Conde: Dna, Diário de Notícias, Lisboa; BluePrint, Londres; Télérama, Paris; Vice Portugal, Lisboa; Jornal de Letras, Lisboa; Epicur, Lisboa; Diário Digital, Lisboa; TSF online, Lisboa; Design Curial, Londres; Domus, Milão; Arkitekten, Copenhaga, Arq’a, Lisboa e co-fundador da The Cave Photography.

Rui Pinheiro está representado em coleções nacionais e internacionais privadas.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos