Expo Diabólica – Uma Expressão da Cultura Popular

Exposição temporária de várias peças de olaria representativas do demónio e um conjunto de ilustrações alusiva ao tema poderá ser visitada no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, de 2 a 31 de maio.

Dedicada à presença do Diabo na cultura popular e nas suas manifestações artísticas, na «Expo Diabólica – Uma Expressão da Cultura Popular» será possível admirar várias peças de olaria representativas do demónio e das diversas formas que assume, assim como um conjunto de ilustrações alusivas, da autoria de Joaquim Salgado Almeida.

A mostra resulta de uma coleção particular, pertença de Fernando Capela Miguel, composta por obras, todas elas, criadas em Barcelos por artesãos locais. Cerca de metade dessas peças foram desenhadas pelo próprio colecionador e executadas por encomenda.

Professor de carreira, Capela Miguel estudou Antropologia e tem-se dedicado ao estudo da cultura popular. É também autor de dois livros sobre temáticas relacionadas com o Diabo, que são o resultado do trabalho desenvolvido nesta área ao longo dos anos.

Uma dessas obras, “Contos e Lendas do Diabo em Guimarães”, será apresentada no dia da inauguração da exposição, dia 1 de maio, pelo Professor Doutor Fernando Azevedo, da Universidade do Minho. O público poderá visitar a exposição a partir do dia 2 maio, na Sala do Capítulo do Museu de Alberto Sampaio, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Entrada livre.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos