Evento Braga Romana regressa de 25 a 29 maio

A Cidade de Braga revive, entre 25 e 29 de Maio, o quotidiano, os costumes e as tradições da Opulenta e Aeterna Bracara Augusta, fundada há mais de dois mil anos pelo imperador César Augusto.

A Cidade de Braga revive, entre 25 e 29 de Maio, o quotidiano, os costumes e as tradições da Opulenta e Aeterna Bracara Augusta, fundada há mais de dois mil anos pelo imperador César Augusto. O legado romano de Bracara Augusta está por toda a cidade e nos diversos núcleos museológicos que preservam este período especial da nossa história.

No Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa pode encontrar um conjunto de objetos e vestígios da ocupação romana, na região, que nos ajudam a compreender melhor a importância deste passado.

O Evento “Braga Romana”, tem o propósito de comemorar os primeiros tempos de vida daquela que foi a Opulenta Cidade Bracara de Augustus.

Terminadas as Guerras Cantábricas que puseram fim à conquista da Península Ibérica, e instalada a pax romana, o Imperador Romano César Augusto funda três cidades no Noroeste da Hispânia, Bracara Augusta, Lucus Augusti e Asturica Augusta.

Bracara Augusta terá sido presumivelmente fundada entre os anos 16/15 a.c. na região dos Bracari, situada entre os rios Lima e Ave.
A nova Cidade Imperial deve o seu nome de BRACARA ao povo indígena que ocupava o território, e o epíteto de AUGUSTA, em homenagem ao Imperador que a fundou, tendo sido sede do Conventus Bracarensis, inserido na provincia Tarraconense.

Ao longo dos séculos, Bracara Augusta vai ganhando preponderância, chegando mesmo no século IV, com o Imperador Diocleciano, a Capital da nova província da Galécia.
Como cidade imperial, desenvolveu gradualmente importantes funções comerciais, juridicas, religiosas, politicas e administrativas, propiciando o aparecimento de variados espaços públicos de caracter lúdico.

Neste sentido, a “Braga Romana” pretende recriar o universo romano, em particular o quotidiano dos denominados Bracaraugustanos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos