Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura: Sessão de Esclarecimento

A Direção Regional de Cultura do Norte acolhe uma sessão de esclarecimento sobre o Estatuto dos Profissionais da Cultura, na Casa das Artes, no dia 18 de março, entre as 14h30 e as 18h30.

A Direção Regional de Cultura do Norte acolhe uma sessão de esclarecimento sobre o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura (RPAC), na Casa das Artes, no próximo dia 18 de março, entre as 14h30 e as 17h30. O Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura aplica-se aos profissionais das artes do espetáculo, do audiovisual, das artes visuais e da criação literária, que exerçam uma atividade autoral, artística, técnico-artística ou de mediação cultural.

Com a finalidade de ser amplo e abrangente, o Estatuto regula as diversas modalidades de prestação de atividade cultural, incluindo quer o contrato de trabalho, quer o contrato de prestação de serviços.

O RPAC tem por finalidade, para além da identificação individual dos profissionais da área da cultura, a estruturação e identificação estatística do setor da cultura para posterior definição de políticas públicas de valorização profissional e técnica, apoios e outros benefícios públicos. Apesar de o registo ser de inscrição facultativa, apenas os inscritos beneficiam da aplicação do regime contributivo especial previsto no Estatuto.

O Programa contempla os seguintes módulos:

Módulo 1 – Registo dos profissionais da área da cultura

Módulo 2 – Direito laboral e prestação de serviços

Módulo 3 – Formulários

Módulo 4 – Proteção social

Módulo 5 – Subsídio de suspensão da atividade cultural

Módulo 6 – outras prestações sociais

As inscrições deverão ser enviadas para casadasartes@culturanorte.gov.pt, até dia 16 de março, indicando nome completo, contacto telefónico, profissão/entidade que irá representar ou na qual trabalha.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos