Escola de Arqueologia: Pré-Inscrições a decorrer

Está a decorrer o período de pré-inscrições para a Escola Profissional de Arqueologia, localizada no Marco de Canaveses, para os cursos de Técnico em Museografia e Gestão do Património; Técnico em Animação de Turismo e Técnico de Comunicação.

Os Cursos Profissionais destinam-se a formandos com o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente, que valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, sendo um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho, permitindo, simultaneamente o prosseguimento de estudos (confere dupla certificação).

Condições de Acesso: 9º ano de escolaridade mínima; Idade máxima de 19 anos na data de 1 de setembro.

Habilitações Finais:

Diploma de Certificação Profissional de nível 4 de acordo com o Quadro Nacional de Qualificação (QNQ) e Quadro Europeu de Qualificação (QEQ), reconhecido em todos os Estados Membros (Portaria nº 782 / 2009).

Diploma do Ensino Secundário com equivalência ao 12º ano de escolaridade com possibilidade de acesso ao ensino superior.

Sobre os Cursos Profissionais

– Técnico em Museografia e Gestão do Património

Técnico intermédio capaz de executar ações conducentes ao estudo, inventariação, documentação, interpretação e organização de exposições, bem como ações de conservação preventiva das coleções, com o objetivo de satisfazer diferentes necessidades dos utilizadores dos espaços culturais.

– Técnico em Animação de Turismo

Técnico intermédio capaz de planear, promover, vender, organizar e acompanhar a prestação de serviços / eventos de animação turística.

– Técnico de Comunicação

Técnico intermédio com funções de planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade.

Sobre a Escola Profissional de Arqueologia

A Escola Profissional de Arqueologia (EPA) é uma instituição pública de ensino profissional dedicada à área do Património Cultural, implantada na aldeia de Santa Maria do Freixo, em plena Estação Arqueológica do Freixo, espaço de cerca de 50 hectares classificado como Monumento Nacional – a cidade romana de Tongobriga.

A sua criação surge associada ao aumento do mercado de trabalho na área da Arqueologia, e com a necessidade de criação de um corpo profissional de arqueólogos capaz de responder de forma competente aos normativos legais e às crescentes solicitações que o desenvolvimento urbanístico e as obras públicas acarretavam.

A Escola Profissional de Arqueologia é então criada em 1990, através de um contrato programa celebrado entre o Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional e o Instituto Português do Património Arquitetónico e Arqueológico, em representação, respetivamente do Ministério da Educação e Ministério da Cultura.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos