DRCN apresenta novos sites

A Direção Regional de Cultura do Norte lança hoje 14 novos sites, dando seguimento à sua estratégia de comunicação digital, enquadrada no objetivo do Ministério da Cultura de promover a transformação digital dos museus, monumentos e palácios.

Para o reforço, diversificação e aproximação da oferta cultural a novos públicos, cumpre o desenvolvimento de medidas para a modernização administrativa, em particular no que respeita à transformação digital dos museus, monumentos e palácios, promovendo a geração de redes que propaguem a visibilidade, a capacitação e o acesso.

Assim, a estratégia de comunicação digital da Direção Regional de Cultura do Norte assenta numa política vocacionada para a melhoria e/ou criação dos sites dos museus que lhe estão afetos (o Museu do Abade de Baçal, em Bragança; o Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães; o Museu dos Biscainhos e o Museu D. Diogo de Sousa, em Braga; o Museu de Lamego e o Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro), bem como de alguns dos seus principais monumentos/equipamentos (Casa das Artes, no Porto; Área Arqueológica do Freixo e Escola Profissional de Arqueologia, no Marco de Canaveses; Mosteiros de Tibães, em Braga; e Rede de Monumentos do Vale do Varosa).

O site principal da DRCN (www.culturanorte.gov.pt) foi alvo de uma significativa reformulação, apresentando-se com uma imagem refrescada, mais moderna e atrativa, e novas funcionalidades para corresponder às exigências atuais, estando adaptado para visualização e leitura em dispositivos móveis e cumprindo as normas de acessibilidade.

É também apresentado o site dedicado à Rede de Mosteiros a Norte (www.mosteirosanorte.gov.pt), através do qual se pretende reforçar a comunicação dedicada aos Mosteiros de Arouca, Grijó, Rendufe, Tibães, Pombeiro e Vilar de Frades, incluídos na Operação Mosteiros a Norte, cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020, e que contempla intervenções de conservação e restauro (atualmente em curso) em todos os referidos mosteiros.

Pretende-se com a implementação desta Rede de Mosteiros a Norte dar continuidade às intervenções de consolidação do edificado, melhorando e criando espaços de receção/acolhimento, conjugadas com o reforço de iniciativas culturais e artísticas (criação da composição/paisagem monástica e ciclo de interpretação itinerante nos mosteiros) e de divulgação dos espaços monásticos como pólos de atração no território e consequente aumento do número de visitantes e abertura a novos públicos.

Após o lançamento dos novos sites, a próxima fase de implementação visa disponibilizar novos idiomas, melhorar o ranking de acessibilidade, bem como introduzir a funcionalidade de marcação de visitas a museus e edifícios patrimoniais abertos ao público, com pagamento online; disponibilizar a consulta de processos de salvaguarda e licenciamentos, financiamentos às artes, entre outros, através do mesmo portal.

Por outro lado, está a ser desenvolvida uma loja online transversal a todos os sites, complementando a nova linha de merchandising que a Direção Regional de Cultura do Norte irá lançar, em breve, nas mais de duas dezenas de lojas que integram a sua rede de distribuição pela região Norte do País.

Lista dos novos sites DRCN

www.culturanorte.gov.pt

www.mosteirosanorte.gov.pt

www.casadasartes.gov.pt

www.tongobriga.gov.pt

www.eparqueologia.gov.pt

www.mosteirodetibaes.gov.pt

www.valedovarosa.gov.pt

www.museualbertosampaio.gov.pt

www.pacodosduques.gov.pt

www.museudosbiscainhos.gov.pt

www.museuddiogodesousa.gov.pt

www.museuabadebacal.gov.pt

www.museuterrademiranda.gov.pt

www.museudelamego.gov.pt

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos