Documentários «Escritores a Norte»

Escritores a Norte promove a aproximação dos públicos aos escritores do Norte, partindo da sugestão de visitas, físicas ou virtuais, às suas casas, espaços de memória detentores dos seus espólios.

Com o propósito de contribuir para a divulgação e preservação da memória do vasto património literário e cultural presente na região Norte, a Direção Regional de Cultura do Norte concebeu e coordenou o projeto Escritores a Norte.

Assente no conceito de redes e dinâmicas de colaboração conjuntas, Escritores a Norte visa também a promoção do conhecimento mútuo e a partilha de atuações e boas práticas entre os espaços abrangidos pelo projeto.

À Direção Regional de Cultura do Norte associaram-se, enquanto parceiros neste projeto, fornecendo, carregando e atualizando conteúdos e informações disponíveis no portal, os seguintes equipamentos culturais, destacando-se como instituições que salvaguardam a memória, vida e obra, dos escritores aqui referenciados: Casa das Quintans, em Mesão Frio, residência dos escritores Domingos Monteiro, Pina de Morais, Graça Pina de Morais e Lisa Pina de Morais; Casa de Camilo Castelo Branco, em São Miguel de Seide; Casa Museu Ferreira de Castro, em Ossela; Casa Museu Guerra Junqueiro e Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e Luís Pinto Mesquita Carvalho, no Porto; Casa de José Régio, em Vila do Conde; Casa de Miguel Torga e Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta; Fundação Aquilino Ribeiro, com a Casa de Aquilino, em Soutosa; Fundação Cupertino de Miranda, detentora do acervo pessoal de Mário de Cesariny e Fundação Eça de Queiroz, com a Casa de Tormes, eternizada por Eça em A Cidade e as Serras.

Os documentários produzidos no âmbito do projeto Escritores a Norte estão disponíveis para visualização no nosso site e também no nosso canal de YouTube.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
Até 29 de setembro, está a decorrer o período de candidaturas ao Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023, destinado a jovens investigadores. O Prémio, já na 32 ª edição, é considerado o prémio nacional de maior prestígio nesta área de investigação.
Siga-nos