Descentralização: Municípios celebram autos de transferência

Os municípios de Barcelos, Castelo Branco, Celorico da Beira, Montemor-o-Novo, Ourique, Santarém e Setúbal assinam, hoje, os autos de transferência de competências para a gestão, valorização e conservação de vários equipamentos culturais.

Os municípios de Barcelos, Castelo Branco, Celorico da Beira, Montemor-o-Novo, Ourique, Santarém e Setúbal assinam hoje, com as áreas governativas da Modernização do Estado e da Administração Pública e da Cultura, os autos de transferência de competências para a gestão, valorização e conservação de vários equipamentos culturais.

Estes autos celebrados na área da Cultura no âmbito do processo de descentralização correspondem à transferência da posse das respetivas infraestruturas, prosseguindo-se, assim, a operacionalização da transferência de competências para os municípios no domínio da cultura.

Com a assinatura destes autos de transferência, dos 77 edifícios identificados no diploma setorial da Cultura, 44 já estão a ser geridos pelas respetivas autarquias (57%).

A cerimónia, que decorre no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, contará com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

Lista dos equipamentos transferidos:

• Barcelos – Ruínas do Castelo de Faria e estação arqueológica subjacente
• Castelo Branco – Edifício do Governo Civil do Distrito de Castelo Branco (antigo Palácio dos Viscondes de Portalegre)
• Castelo Branco – Museu de Francisco Tavares Proença Júnior
• Celorico da Beira – Castelo de Linhares
• Celorico da Beira – Castelo e muralhas de Celorico da Beira
• Montemor-o-Novo – Castelo de Montemor-o-Novo
• Ourique – Castro da Cola
• Santarém – Ruínas do Castelo de Alcanede
• Setúbal – Convento de Jesus

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos