Contos e Lendas Transmontanos em livro

A edição, em dois volumes, de "Contos e Lendas Transmontanos" será o culminar de um projeto iniciado em 2017 e que consistiu na recolha exaustiva de contos e lendas dos concelhos de Bragança e Vinhais.
Alex Rodrigues apresentou candidatura à primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP 2017), sendo este um dos projetos vencedores na área da cultura, implementado pela Direção Regional de Cultura do Norte.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou a primeira parte do projeto, a qual resultou no resgate e catalogação de 99 narrações da tradição oral e suas variantes dos concelhos de Bragança e Vinhais.

Este trabalho foi desenvolvido, no âmbito de um protocolo com a Direção Regional de Cultura do Norte, tendo sido implementado nas comunidades escolares dos dois municípios com a colaboração da Academia Ibérica da Máscara, entidade igualmente parceira do projeto.

Os concelhos de Bragança e Vinhais, selecionados para o projeto, são considerados entre os mais ricos do país em património cultural imaterial vivo, assinalando-se a existência de um grande número de narradores ativos, o que permitiu, igualmente, incorporar no projeto 39 vídeos com os “contadores de histórias” a transmitirem de viva voz os seus contos e lendas, tal como os ouviram aos antepassados.

A Academia Ibérica da Máscara selecionou um conto ou lenda por freguesia para a edição dos dois volumes de “Contos e Lendas Transmontanos”. As crianças do 1º e 2º ciclos do ensino básico das escolas de Bragança e Vinhais interpretaram graficamente os contos escolhidos, trabalhos que serviram de mote às ilustrações que integram as publicações.

Prefaciada pelo Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e coordenada pela LeYa, esta edição será distribuída pelas crianças que participaram na ilustração dos contos e lendas, bem como apresentada ao público oportunamente.
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos