Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais

Dias 14 e 15 de outubro, no Miniauditório Municipal de Miranda de Douro, terá lugar o Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais. A iniciativa assinala o encerramento deste projeto de cooperação transfronteiriça.

Dias 14 e 15 de outubro, no Miniauditório Municipal de Miranda de Douro, terá lugar o Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais.

Trata-se de uma iniciativa promovida no âmbito do projeto TERMUS, assinalando o encerramento desta iniciativa de cooperação transfronteiriça, financiada pelo INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) e desenvolvida pelo Museu da Terra de Miranda e pelo Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora).

O projeto Termus – Territórios Musicais teve por objetivo a recuperação, conservação e valorização do Património Material e Imaterial relacionado com a música tradicional e popular do Planalto Mirandês e da província de Zamora (Espanha), através da recolha sistemática e da difusão de testemunhos orais que preservem a solidez da memória sonora deste território e a sua diversidade cultural.

O Congresso Internacional é uma magnífica oportunidade para promover o debate, a reflexão e a promoção da música tradicional da raia hispano-portuguesa, tendo por objetivo promover o debate e expor as metodologias e técnicas de recolha e levantamento utilizadas, bem como os resultados obtidos ao longo deste trabalho de investigação.

Reforçando a ideia de que a cultura musical da raia não tem fronteiras serão desenvolvidos workshops de dança e construção de instrumentos musicais comuns a ambos os países.

A participação no Congresso é gratuita, mas requer inscrição prévia que pode ser efetuada AQUI.

PROGRAMA

14 outubro

09h30 – Receção dos convidados no Miniauditório Municipal
10h00 –  Abertura Dr. Miguel Areosa Rodrigues (DRCN)
Celina Pinto (Museu da Terra de Miranda) e José Luís Calvo (Museu Etnográfico de Castilha e León) – Apresentação do catálogo TERMUS – Territórios Musicais
10h30 –  Mário Correia – Nós e Vós daqui e dali
11h00 –  Pablo Carpinteiro – “As gaitas mais antigas do noroeste. Um modelo de datação pelos desgastes e a sua comprobação com probas do carbono 14.”
11h30 – Javier Montes e Ángel Paez – Los instrumentos tradicionales de La Raya: construcción y catalogación.
12h30 –  Debate

13h00 –  Almoço

Tarde – Praça D. João III
14h30 – Lérias Associação Cultural
Gaiteiros da Lérias
Workshop de dança

15 outubro

09h30 – Início dos trabalhos no Miniauditório Municipal
10h00 – Alberto Jambrina Leal – “Kurt Schindler, García Matos, Ernesto Veiga de Oliveira y las Alvoradas de Trás Os Montes, Sanabria, Carballeda, Aliste.”
10h30- Ricardo Santos – Territórios Musicais – Instrumentos e práticas nos ritmos da mudança
11h00 – Napoleão Ribeiro – “Os Zés Pereiras: uma cultura musical entre Portugal e a Galiza” 
11h45 – Lenice Leite – “A gaita de foles: legado hispano-português difundido pela prática dos Zés Pereiras em Portugal”
12h30 – Debate

13h00 – Almoço

Tarde – Praça D. João III

14h30 – Workshop de construção de instrumentos
Célio Pires – Construção de gaitas de foles
Henrique Fernandes – Construção de palhetas
Dança das fitas Workshops de dança
Pauliteiras Workshops de dança

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos