Comemorações do Centenário de Agustina Bessa-Luís

No dia 15 de outubro tem início, em Amarante, o programa das comemorações do Centenário de Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa-Luís. O programa terá a duração de um ano e começa com a estreia de um filme baseado em «A Sibila».

As comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís arrancam com a estreia de um filme baseado em “A Sibila”, de 1954, um dos romances mais famosos da escritora nascida no concelho de Amarante.

Também a Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, apresenta “Centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís” no Cineteatro Raimundo Magalhães, em Vila Meã, dia 15 de outubro, às 22h00. 

Do repertório fazem parte: a obra do compositor alemão Christoph Willibald Gluck (1714-1787) – Abertura “Alceste”, Wq. 44; e a Sinfonia Nº. 2 em Dó Maior, Op. 61 de Robert Schumann (1810-1856) – I. Sostenuto assai – Allegro, ma non troppo, II. Scherzo: Allegro vivace, III. Adagio espressivo, IV. Allegro molto vivace.

As comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís são lideradas pela Câmara de Amarante, concelho de onde é natural a autora, contando com a participação dos municípios de Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde e contam com o apoio das Universidades do Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro, acompanhadas pela Direção Regional de Cultura do Norte, Turismo do Porto e Norte, Fundação de Serralves e RTP.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos