Comemorações do Centenário de Agustina Bessa-Luís

No dia 15 de outubro tem início, em Amarante, o programa das comemorações do Centenário de Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa-Luís. O programa terá a duração de um ano e começa com a estreia de um filme baseado em «A Sibila».

As comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís arrancam com a estreia de um filme baseado em “A Sibila”, de 1954, um dos romances mais famosos da escritora nascida no concelho de Amarante.

Também a Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, apresenta “Centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís” no Cineteatro Raimundo Magalhães, em Vila Meã, dia 15 de outubro, às 22h00. 

Do repertório fazem parte: a obra do compositor alemão Christoph Willibald Gluck (1714-1787) – Abertura “Alceste”, Wq. 44; e a Sinfonia Nº. 2 em Dó Maior, Op. 61 de Robert Schumann (1810-1856) – I. Sostenuto assai – Allegro, ma non troppo, II. Scherzo: Allegro vivace, III. Adagio espressivo, IV. Allegro molto vivace.

As comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís são lideradas pela Câmara de Amarante, concelho de onde é natural a autora, contando com a participação dos municípios de Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde e contam com o apoio das Universidades do Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro, acompanhadas pela Direção Regional de Cultura do Norte, Turismo do Porto e Norte, Fundação de Serralves e RTP.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
Siga-nos