Ciclo de Eventos de Turismo Cultural em Tarouca

A segunda etapa da iniciativa “Património a Norte” está marcada para o próximo sábado, dia 01 de outubro, no Mosteiro de Salzedas, em Tarouca. Visitas guiadas, concertos e ações de gastronomia são as propostas. Entrada livre.

A segunda etapa da iniciativa “Património a Norte” está marcada para o próximo dia 01 de outubro, em Tarouca. Organizado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), juntamente com várias autarquias e instituições eclesiásticas, o programa procura valorizar os espaços patrimoniais de seis concelhos: Bragança, Tarouca, Arouca, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Felgueiras.

Trata-se de um projeto diferenciador de afirmação cultural, do qual constam concertos, visitas e ações de  gastronomia. O Mosteiro de Salzedas será o anfitrião da iniciativa em Tarouca – recebe, no dia 01 de outubro o Chef Renato Cunha, que dará a provar a melhor gastronomia da região, e o Pedro de Castro Trio, a quem caberá a animação musical. Baseado nestes três pilares, o evento tem como grande objetivo a aproximação da população residente e a captação de novos públicos turístico-culturais.

Mosteiro masculino da Ordem de Cister, o Mosteiro de Salzedas iniciou a sua construção em 1168. O anfitrião do “Património a Norte” em Tarouca foi classificado Monumento Nacional em 1997, abriu ao público em 2011, e é hoje um dos mais visitados mosteiros da Região do Douro e Varosa. Para além do núcleo museológico, que pode visitar diariamente, acolhe actualmente a exposição “Fragmentos. Expressões da Arte Religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”.

A experiência gastronómica vai estar a cargo do Chef Renato Cunha. Cozinheiro por vocação, gosta de ser visto como embaixador da gastronomia portuguesa. Atento ao que se faz em Portugal e no mundo, procura uma formação de banda larga, assente tanto no empirismo popular, como no conhecimento da alta cozinha e da academia. A cozinha que preconiza tem como principais ingredientes os produtos com identidade portuguesa e de preferência com origem numa agricultura sustentável (biológica ou biodinâmica) – uma cozinha manifestamente de raízes populares, com grande rigor técnico e temperada com criatividade e inovação.

Caberá ao Pedro de Castro Trio a animação musical. Pedro de Castro nasceu em São Paulo, em 29 de agosto de 1977. Desde sempre teve uma proximidade muito grande com a comunidade fadista: os amigos dos seus pais eram fadistas, músicos, tocadores. Isso levou-o, desde muito novo, às casas de fado de Cascais. Com 5 anos, começou a aprender piano, num enquadramento clássico. A guitarra chegou mais tarde, com 14 anos, por influência do guitarrista José Luís Nobre Costa (que viria a ser o seu mestre).

Programa 01 de outubro | Tarouca

16:00 · Sessão de abertura
Lançamento das visitas

16:30 · Património em Prova
Partilha e Degustação com Chef Renato Cunha

18:00 · Concerto
Pedro de Castro Trio

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

O projeto «Arte e Cultura em Circulação… pelo Património» | NORTE-04-2114-FEDER-000607 é promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, em parceria com os municípios locais, representando um investimento aproximado de 300 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.

banner norte 2020
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos