Castelo de Santa Maria da Feira passa para a gestão municipal

Na sequência da transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da Cultura, o Castelo de Santa Maria da Feira vai passar para a gestão municipal. O auto de transferência de competências vai ser assinado hoje, às 16 horas.

Na sequência da transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da Cultura, o Castelo de Santa Maria da Feira vai passar para a gestão municipal. 

O auto de transferência de competências de gestão, valorização e conservação deste ex-líbris do território feirense vai ser assinado, esta quarta-feira, 16 de novembro, às 16h00, no Salão Nobre do Castelo.

O evento contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, do Presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, e da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.

O Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais notáveis monumentos portugueses na forma como espelha a diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI.

Para além da sua importância militar, importa ter em conta a sua dimensão político-cultural, uma vez que foi fundamental para a vitória de São Mamede, em 1128, quando o alcaide deste castelo, Pêro Gonçalves de Marnel, tomou o partido de D. Afonso Henriques contra D. Teresa e o conde de Trava.

Entre 1992 e 2006 realizaram-se estudos arqueológicos e importantes obras de restauro e conservação, numa parceria entre a Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira e o ex IPPAR. Salienta-se a reabilitação da Capela e da Torre de Menagem, preparada para receber conferências, reuniões, espetáculos musicais, exposições e outros eventos.

Obra emblemática da arquitetura medieval portuguesa de tipo militar, o Castelo de Santa Maria da Feira é um dos nossos monumentos que melhor reflete a diversidade de meios de defesa utilizados durante a Idade Média, tendo sido fundamental em todo o processo de Reconquista e de autonomia do Condado Portucalense.

Diz a tradição que o Castelo da Feira se ergue no local de um templo indígena dedicado ao deus Bandeveluco-Toiraeco. A partir de 1117, desenvolveu-se aqui uma das mais importantes feiras de Portugal, que, com o tempo, deu mesmo nome ao burgo que nasceu à sombra do castelo.

Após 1448, o Castelo fica na posse do nobre Fernão Pereira, que então empreendeu algumas obras de reparação e reconstrução, transformando-o numa residência apalaçada. As grandes obras que lhe regulam o prospeto e lhe definem o carácter arquitetónico hoje visível datam de finais do século XV (com adaptações a novas regras da balística), e a Torre de Menagem, dominando a alcáçova, com o seu remate de coruchéus cónicos e a sua tenalha como novidade de reforço defensivo. Outra torre mais pequena, no lado nascente, forma um poço com uma bem lançada escadaria envolvente.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos