Capital Europeia da Cultura 2027 será anunciada esta semana

Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada são as quatro cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura, em 2027. A cidade portuguesa selecionada irá ostentar o título de Capital Europeia da Cultura 2027, a par de Liepaja, na Letónia.

Decorrem, hoje e amanhã, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, as audiências de seleção final das cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura, em 2027.

São 4 as cidades finalistas: Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.

As audiências far-se-ão pela seguinte ordem:

Dia 5 de dezembro: Aveiro e Évora;

Dia 6 de dezembro: Braga e Ponta Delgada.

O Painel de jurados será composto por 11 especialistas europeus: Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (nomeados pelo Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (nomeados pelo Conselho), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (nomeados pela Comissão Europeia), Anne Karjalainen (nomeada pelo Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (nomeados pelo Ministério da Cultura português).

Destas audiências resultará a proposta da cidade que será Capital Europeia da Cultura em Portugal em 2027.

A decisão final será anunciada publicamente, numa conferência de imprensa marcada para o dia 7 de dezembro, às 16h00, no Centro Cultural de Belém, e com transmissão em streaming nas redes sociais do GEPAC.

A cidade portuguesa selecionada irá ostentar o título de Capital Europeia da Cultura 2027, a par de Liepaja, a terceira maior cidade da Letónia e um porto importante do mar Báltico.

É também apelidada de “cidade onde o vento nasce”. Mesmo durante a ocupação soviética, Liepaja ficou conhecida pela cultura boémia e pelos músicos rebeldes e, mais recentemente, tornou-se no berço de uma grande quantidade de inovadores talentosos, de empreendedores e de atletas.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
Siga-nos