Capital Europeia da Cultura 2027 será anunciada esta semana

Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada são as quatro cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura, em 2027. A cidade portuguesa selecionada irá ostentar o título de Capital Europeia da Cultura 2027, a par de Liepaja, na Letónia.

Decorrem, hoje e amanhã, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, as audiências de seleção final das cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura, em 2027.

São 4 as cidades finalistas: Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.

As audiências far-se-ão pela seguinte ordem:

Dia 5 de dezembro: Aveiro e Évora;

Dia 6 de dezembro: Braga e Ponta Delgada.

O Painel de jurados será composto por 11 especialistas europeus: Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (nomeados pelo Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (nomeados pelo Conselho), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (nomeados pela Comissão Europeia), Anne Karjalainen (nomeada pelo Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (nomeados pelo Ministério da Cultura português).

Destas audiências resultará a proposta da cidade que será Capital Europeia da Cultura em Portugal em 2027.

A decisão final será anunciada publicamente, numa conferência de imprensa marcada para o dia 7 de dezembro, às 16h00, no Centro Cultural de Belém, e com transmissão em streaming nas redes sociais do GEPAC.

A cidade portuguesa selecionada irá ostentar o título de Capital Europeia da Cultura 2027, a par de Liepaja, a terceira maior cidade da Letónia e um porto importante do mar Báltico.

É também apelidada de “cidade onde o vento nasce”. Mesmo durante a ocupação soviética, Liepaja ficou conhecida pela cultura boémia e pelos músicos rebeldes e, mais recentemente, tornou-se no berço de uma grande quantidade de inovadores talentosos, de empreendedores e de atletas.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos