Associação de Amigos de Tongobriga celebra 30 anos

Fundada em janeiro de 1993, a Associação dos Amigos de Tongobriga (Marco de Canaveses) está a assinalar o 30º Aniversário. Durante o ano 2023, serão desenvolvidas várias atividades para celebrar a efeméride.

A Associação de Amigos de Tongobriga foi criada em janeiro de 1993 por António da Rocha Marques, Lino Augusto Tavares Dias e Henrique Manuel Barbosa Moreira.

Ao longo da sua existência tem realizado diversas iniciativas com o intuito de promover a Área Arqueológica do Freixo, procurando um envolvimento com a comunidade local na realização das atividades desenvolvidas.

São objetivo da Associação de Amigos de Tongobriga:

  • Promover uma ação cultural constante a partir da cidade romana de Tongobriga
  • Estimular o interesse pela Área Arqueológica do Freixo como centro de cultura
  • Desenvolver atividades culturais de divulgação do valor arqueológico de Tongobriga
  • Recolha, estudo, informação e divulgação de material de interesse para melhor conhecimento de Tongobriga bem como do património arqueológico da região com ela articulada.

A revelação de Tongobriga, para a arqueologia e para a população em geral, ocorreu em 1980: deve-se a Lino Tavares Dias e à sua equipa. O projeto de investigação que este arqueólogo aí desenvolveu durante mais de 30 anos permitiu identificar e valorizar um significativo conjunto de ruínas, atribuíveis à época romana.

Hoje em dia, Tongobriga e a aldeia histórica de Santa Maria do Freixo dispõem de um serviço permanente de investigação arqueológica e de atendimento ao público, incluindo um restaurante/cafetaria, um auditório e o centro interpretativo, com uma exposição temática intitulada “Mudar de Vida”, designação que pretende realçar as mudanças que, a partir do século I d.C, a integração no império provocou na vida dos habitantes do noroeste peninsular.

A investigação aí realizada, desde 1980, permitiu a afirmação de Tongobriga romana no panorama científico português e internacional, afirmação essa que foi essencialmente baseada no conhecimento do seu urbanismo, entendido no contexto da respetiva promoção a capital de civitas.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos