Arranjo exterior da Igreja da Azinheira concluído

A inauguração da obra de reabilitação exterior da Igreja de Nossa Senhora da Azinheira, na Freguesia de Outeiro Seco, Chaves, está marcada para a próxima quarta-feira, pelas 11h30, contando com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte.

A inauguração da obra de reabilitação exterior da Igreja de Nossa Senhora da Azinheira, na Freguesia de Outeiro Seco, Chaves, está marcada para a próxima quarta-feira, pelas 11h30. Na mesma altura, será apresentada a segunda fase da intervenção correspondente às ações de conservação e restauro do património integrado do imóvel.

Representando um investimento global de 173 mil euros, a intervenção resulta de um Protocolo celebrado entre a Fundação Iberdrola, Direção Regional de Cultura do Norte e Município de Chaves.

A obra de reabilitação exterior, executada pela empresa Reabitarte – Reabilitação, Restauro e Conservação, contemplou trabalhos de substituição integral da cobertura, incluindo o reforço estrutural da mesma, a substituição de rufos e caleiras, a limpeza e tratamento das alvenarias exteriores, bem como de elementos decorativos, o restauro de portas, vitrais e gradeamentos de proteção, assim como a drenagem periférica em toda a zona envolvente da Igreja, classificada como Imóvel de Interesse Público (IIP) e propriedade do Estado Português.

A intervenção foi financiada pela Fundação Iberdrola, através do Plano de Intervenção Românico-Atlântico, e pela Iberdrola, no âmbito do Protocolo de Financiamento das Medidas de Minimização da Declaração de Impacte Ambiental do Sistema Electroprodutor do Tâmega, que visa essencialmente a valorização de património cultural.

Imóvel de Interesse Público desde 13 Fevereiro 1964, a Igreja de Nossa Senhora da Azinheira é uma das mais originais igrejas tardo-românicas da zona de Chaves e reflete como, em torno da antiga cidade de Aquae Flaviae, se gerou um foco de arquitetura relativamente homogéneo na viragem para o século XIII. É um templo de nave única curta e capela-mor quadrangular, coberta por teto de madeira.

Imagem da Igreja de Nossa Senhora Azinheira antes da intervenção de arranjo exterior
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos