1º Programa de Voluntariado Cultural

O 1º Programa de Voluntariado DRCN-EHTP vai decorrer entre 7 setembro e 3 outubro, com a realização de quatro estágios de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, no Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia, e no Paço dos Duques, em Guimarães.

De 7 setembro a 3 outubro decorrerá a 1ª edição do Programa de Voluntariado DRCN-EHTP, que consiste na realização de estágios de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) em museus e monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Nesta fase de arranque da primeira edição, os voluntários da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Turismo de Portugal) realizarão os seus estágios no Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, e no Paço dos Duques, em Guimarães.

Este programa, de periodicidade anual, é concretizado ao abrigo do protocolo de colaboração entre ambas as instituições, o qual prevê ainda a realização de ações conjuntas nas áreas de Cooperação técnica, Apoio logístico e recursos humanos, Documentação e ID, Formação e especialização, Eventos culturais e científicos.

Igualmente relevante é o facto da Direção Regional de Cultura do Norte integrar a Comissão Regional de Formação da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (órgão consultivo), desde fevereiro deste ano, na sequência da publicação do Decreto‐Lei nº 110/2019 de 14 de agosto e da Portaria Nº 292/2019 de 6 de setembro, que enquadram o novo regime de autonomia, administração e gestão das escolas de hotelaria e turismo do Turismo de Portugal, I. P., criando uma Comissão Regional (órgão consultivo) associada a cada uma das Escolas, a qual tem por missão participar na definição e implementação da estratégia de formação na região de influência de cada escola.

Pretende-se com esta iniciativa uma atuação sincronizada entre formação e atuação, proporcionando aos alunos voluntários uma experiência real de trabalho em áreas de atividade próximas ao mercado de trabalho na área do Turismo-Cultural.

Sobre a Direção Regional de Cultura do Norte

A Direção Regional de Cultura do Norte é um organismo desconcentrado do Ministério da Cultura, tendo por missão, a criação de condições de acesso aos bens culturais, o acompanhamento das atividades e a fiscalização das estruturas de produção artística financiadas pelo Ministério da Cultura, o acompanhamento das ações relativas à salvaguarda, valorização e divulgação do património arquitetónico e arqueológico e, ainda, o apoio a museus.

É competência da Direção Regional de Cultura do Norte, entre outras, garantir a gestão dos monumentos e sítios afetos, assegurando as condições para a sua fruição pelo público; assim como colocar os valores da cultura e do património cultural em prol do desenvolvimento integral e sustentável da região.

Na sua área geográfica de intervenção (NUT II Norte) existem 1400 bens classificados, sendo 1300 classificados nas categorias interesse nacional e interesse público e 5 patrimónios mundiais: Centro Histórico do Porto, Centro Histórico de Guimarães, Alto Douro Vinhateiro, Vale do Côa e Santuário do Bom Jesus de Braga.

Deste universo, 392 bens classificados são propriedade do Estado e destes 56 estão afetos à Direção Regional de Cultura do Norte, a que se juntam 7 museus.

Sobre a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) é, desde 1968, uma das principais referências formativas do setor do turismo e desde sempre uma Escola com uma cultura própria e distintiva, a qual integra a rede Escolar do Turismo de Portugal, constituída por 12 escolas, de norte a sul do país.

Através da estratégia “A Afirmação”, que contém em si as principais linhas de força que orientam a atividade da EHTP, estratégia essa assente no reconhecimento e valorização de quem forma e de quem é formado e na excelência dos recursos e metodologias disponibilizadas, a EHTP forma e qualifica anualmente várias centenas de alunos e profissionais, capacitando-os para as principais atividades de serviços com maiores índices de evolução e exigência, beneficiando adicionalmente do selo de qualidade das Escolas do Turismo de Portugal, prosseguindo assim o seu propósito de formar profissionais de elevado valor acrescentado.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
A partir do dia 20 de setembro, o Museu de Lamego encerra temporariamente e de modo faseado as suas salas de exposição. Em causa as obras de reabilitação que visam melhorar as condições de acessibilidade física e comunicacional do museu, inseridas na Operação “Museu de Lamego. Museu para todos”.
Siga-nos