Nota de Pesar: Francisca Abreu

A Direção Regional de Cultura do Norte manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisca Abreu, ex-Vereadora da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Guimarães, e endereça sentidas condolências aos seus familiares e amigos.

Natural de Vilarinho, freguesia do concelho de Santo Tirso fronteira ao concelho de Guimarães, Francisca Abreu frequentou o ensino secundário no então Liceu Nacional de Guimarães (hoje Escola Secundária Martins Sarmento), e, na década de 70, a Universidade de Coimbra, onde foi ativista estudantil.

Licenciada em Filologia Germânica, regressou à escola onde fez o ensino secundário em 1982, como professora. E assumiu o cargo de Presidente do Conselho Executivo entre 1987 e 1998.

De 1994 a 1998 foi deputada à Assembleia Municipal de Guimarães. Em 1998 tomou posse como Vereadora da Câmara Municipal sendo-lhe atribuídos os pelouros da Educação e da Cultura e a presidência da Cooperativa Municipal “A Oficina”.

Francisca Abreu integrou os executivos municipais liderados por António Magalhães aquando da classificação do centro histórico vimaranense como Património Mundial da UNESCO, em 2001, e da Capital Europeia da Cultura (CEC), em 2012.

Mais recentemente, em 2018, foi parceira da Direção Regional de Cultura do Norte na realização da iniciativa Dias do Património a Norte. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos