Nota de Pesar: Francisca Abreu

A Direção Regional de Cultura do Norte manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisca Abreu, ex-Vereadora da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Guimarães, e endereça sentidas condolências aos seus familiares e amigos.

Natural de Vilarinho, freguesia do concelho de Santo Tirso fronteira ao concelho de Guimarães, Francisca Abreu frequentou o ensino secundário no então Liceu Nacional de Guimarães (hoje Escola Secundária Martins Sarmento), e, na década de 70, a Universidade de Coimbra, onde foi ativista estudantil.

Licenciada em Filologia Germânica, regressou à escola onde fez o ensino secundário em 1982, como professora. E assumiu o cargo de Presidente do Conselho Executivo entre 1987 e 1998.

De 1994 a 1998 foi deputada à Assembleia Municipal de Guimarães. Em 1998 tomou posse como Vereadora da Câmara Municipal sendo-lhe atribuídos os pelouros da Educação e da Cultura e a presidência da Cooperativa Municipal “A Oficina”.

Francisca Abreu integrou os executivos municipais liderados por António Magalhães aquando da classificação do centro histórico vimaranense como Património Mundial da UNESCO, em 2001, e da Capital Europeia da Cultura (CEC), em 2012.

Mais recentemente, em 2018, foi parceira da Direção Regional de Cultura do Norte na realização da iniciativa Dias do Património a Norte. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos