Nota de Esclarecimento: Igreja de Santa Marinha da Costa

Na sequência das notícias vindas a público, nos últimos dias, relacionadas com a intervenção na Igreja de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, a Direção Regional de Cultura do Norte presta o devido esclarecimento.

Na sequência de notícias publicadas sobre a Igreja de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) reitera o teor das informações já prestadas sobre o assunto:

1 – A pedido da Paróquia de Santa Marinha da Costa, técnicas da DRCN deslocaram-se ao local e elaboraram um relatório sobre diversos aspetos relacionados com o estado de conservação do imóvel e do seu património integrado.

Esse relatório foi enviado à Direção Geral do Tesouro e Finanças, à Direção Geral do Património Cultural e à Paróquia, no final do mês de novembro, e confirma o estado de degradação em que o edifício se encontra.

2 – A aplicação da verba do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural na intervenção da Igreja de Santa Marinha da Costa não é decidida pela DRCN. No entanto, não está comprometido o financiamento da obra.

3 – As entidades envolvidas estão a trabalhar no sentido de executar esta decisão.

A Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa, classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público, é propriedade do Estado, encontrando-se sob gestão do Ministério das Finanças.

A Direção Regional de Cultura do Norte tem conhecimento das condições em que se encontra o referido imóvel, já sinalizado e cuja intervenção de conservação e restauro integra o Plano Regional de Intervenções Prioritárias elaborado pela DRCN.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos