“Na Pedra lembrar Diogo”

O projeto do movimento cívico Amigos do Convento, “Na Pedra lembrar Diogo”, chega a Braga no próximo dia 28 de outubro. O brasão do bispo D. Diogo de Sousa será entregue à Paróquia de S. Jerónimo de Real, em cerimónia a decorrer no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

No próximo dia 28 de outubro, às 10h00, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (MADDS) será palco da entrega formal do brasão de armas do Bispo D. Diogo de Sousa à Paróquia de S. Jerónimo de Real. A iniciativa faz parte do projeto “Na Pedra lembrar Diogo”, da responsabilidade do movimento cívico Amigos do Convento, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

Dom Diogo foi o Arcebispo que, em 1523, mandou edificar o Convento de São Francisco de Real, tendo em vista lá albergar frades da Ordem de São Francisco da Congregação da Piedade, obra que, a par de tantas outras, constitui marca do espírito empreendedor do prelado, por muitos considerado o refundador da Cidade dos Arcebispos.

“Na Pedra lembrar Diogo” pretende, exatamente, homenagear o Arcebispo Dom Diogo de Sousa e o seu papel no desenvolvimento da cidade de Braga.

O brasão do D. Diogo de Sousa, esculpido por Mário Martins, de 70 anos, artesão e escultor natural e residente na freguesia de Marinhas, Esposende, vai ficar temporariamente no MADDS, até ao dia 14 de dezembro, data em que será colocado em definitivo no Convento de S. Francisco de Real, em Braga.

Mais informação em www.amigosdoconvento.pt.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos