Os Museus e Monumentos sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte reabrem amanhã, dia 6 de abril (com exceção do Museu de Lamego que reabriu hoje, para assinalar o seu 104º Aniversário), após encerramento temporário ao público em contexto de estado de emergência e de confinamento por força da pandemia Covid-19.
Para assinalar o simbolismo da ocasião foi determinada a gratuitidade de entrada em todos os Museus e Monumentos sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte durante o dia 6 de abril 2021. (Lista de Museus e Monumentos)
A Direção Regional de Cultura do Norte convida, assim, os visitantes a um regresso aos museus e monumentos, depois de, em 2020, ter registado apenas 665.993 entradas, o que representa uma descida de 71% em comparação com o ano anterior.
Amanhã, dia 6 abril 2021, o primeiro visitante de cada museu será presenteado com uma oferta que se traduz num gesto simbólico de boas-vindas (Museu do Abade de Baçal, em Bragança; Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques, em Guimarães; Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro; Museu D. Diogo de Sousa, Museu dos Biscainhos e Mosteiro de Tibães, em Braga).
Respeitando as orientações gerais da Direção Geral de Saúde e as normas específicas determinadas por cada museu, os visitantes devem cumprir as regras de distanciamento social (distância mínima de dois metros lineares para qualquer outra pessoa que não seja sua convivente), e etiqueta respiratória, sendo obrigatório o uso de máscara.