Museu dos Biscainhos acolhe exposição de relógios de sol

Exposição “Relógios de Sol”, no Museu dos Biscainhos, em Braga, fica patente ao público de 24 novembro a 8 janeiro, com entrada livre. A inicitiva é organizada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho.

A Escola de Ciências da Universidade do Minho inaugura a 24 de novembro, pelas 18 horas, a exposição “Relógios de Sol”, no Museu dos Biscainhos, em Braga.

A sessão inclui a conferência do secretário-geral da Comissão Portuguesa de História Militar, coronel Borges da Fonseca, e do diretor do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, João Fernandes, que vão também evocar o general Pereira do Vale (1889-1974) e a sua dedicação à matemática, história, artilharia, engenharia e… aos relógios de sol.

A exposição – patente até 8 de janeiro de 2023 e com entrada livre – pretende resgatar o acervo de relógios de sol bracarense, chamando a atenção para as questões que estes instrumentos nos colocam do ponto de vista da geometria, astronomia e história da arte.

Há sobretudo peças de Braga, mas também dos concelhos de Amares, Barcelos, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde. A partir do acervo privado de Pereira do Vale, a mostra revela ainda a ação daquele general no estudo, inventariação e construção de relógios de sol.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos