Museu de Miranda acolhe exposição itinerante

No próximo dia 2 abril, pelas 16 horas, inaugura no Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro, a Exposição Itinerante de pintura e escultura da Associação Gens'Arte, fundada em 2003, em Gondomar. Entrada livre.

“Levar a Exposição Coletiva Itinerante (pela sua diversidade e riqueza) representa a expressão da atividade dos nossos sócios, transformada numa ligação profunda e ativa com as cidades que nos irão acolher. Sentimo-nos muito sensibilizados e honrados com o convite que nos foi dirigido e que de pronto aceitamos. Fazendo jus, aliás, ao espírito que nos anima; o de aprofundar e estreitar laços com as instituições (sociais, educativas e culturais) e de, assim, contribuir para o reforço de um trabalho de rede mutuamente proveitoso, em favor da valorização da cultura e no apoio aos agentes culturais e promovendo o acesso aos bens e valores culturais por toda a comunidade.” – A Direção da Gens’Arte

A Associação Gens’Arte nasceu do sonho de um homem, Manuel Joaquim Rodrigues, que queria na sua terra natal uma exposição para apresentar artistas desconhecidos e divulgar atividades artísticas – como, por exemplo, a pintura, que sempre foi a paixão de Manuel Joaquim.

Convencendo quatro amigos, também artistas autodidatas, promoveram em 1999 a primeira exposição “Gens’Arte – desenho, pintura e artesanato”. Anualmente em agosto, e integrada nas festividades do Lugar de Gens, tornou-se visita assídua para muitas pessoas que rumam a este lugar. Em vários anos, a “Gens’Arte” deu a conhecer várias dezenas de artistas autodidatas – que, pela primeira vez, tiveram oportunidade de dar a conhecer os seus trabalhos em variadíssimas criações artísticas.

A necessidade de diversificar e desenvolver outras atividades artísticas e culturais levou os organizadores da Gens’Arte a constituírem-se como associação. A “Gens’Arte” nasceu no dia 15 de maio de 2003.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos