MuD: Passaporte para o território

O Santuário de Panóias, em Vila Real, monumento afeto e gerido pela Direção Regional de Cultura do Norte, integra o novo Passaporte lançado pela Rede de Museus do Douro (MuD), que agrega 41 instituições públicas e privadas.

O passaporte permite descobrir o território a preços mais acessíveis e tem uma breve descrição sobre cada um dos espaços a visitar, horários de atendimento e descontos atribuídos.

Trata-se de uma iniciativa sem data de validade que dá acesso a descontos na entrada nesses espaços.

A Rede de Museus do Douro é uma plataforma de encontro e diálogo entre as diferentes instituições a operar na Região Demarcada do Douro. Agrega 41 instituições, entre museus e centros interpretativos ligados ao vinho, ao azeite, à cerâmica, aos produtos endógenos, à memória, às tradições e à história.

Tem por missão aliar diferentes estruturas museológicas num projeto cultural comum, abrindo novas hipóteses de entendimento e valorização da comunidade duriense, assumindo um papel ativo no desenvolvimento do eixo Douro.

Sobre o Santuário de Panóias

Construído entre os séc. II e III pelo senador romano Caius Calpurnius Rufinus, dedicado a Ísis e Serápis.

Nos 3 templos, erigidos sobre imponentes afloramentos graníticos, tinham lugar rituais de iniciação, culminando a procissão na cerimónia da incubatio, ou da morte ritual, sepultamento e ressurreição simbólica dos iniciados.

Com base nos estudos sobre o monumento, existiu no local um ritual de iniciação com uma ordem e um itinerário muito preciso – a matança das vítimas, o sacrifício do sangue, a incineração das vítimas, o consumo da carne, a revelação do nome da autoridade máxima dos infernos, e por fim a purificação.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos