Mostra documental: Agustina e a Póvoa de Varzim

A exposição “Agustina Bessa-Luís e a Póvoa de Varzim” dá a conhecer a vida e a obra da escritora, assim como a diversificada documentação existente sobre os episódios mais relevantes da sua ligação e história, em vida, com o concelho.

O ano de 2022 marca o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, figura incontornável da literatura portuguesa. Para marcar a efeméride, foi descerrada na frontaria do prédio Vila Myosótis, na Avenida Mouzinho de Albuquerque (Póvoa de Varzim), uma das casas onde a escritora viveu, uma placa que assinala o marco.

Ainda no âmbito das celebrações do Centenário de Agustina, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto está patente, até 14 de novembro, a exposição “Agustina Bessa-Luís e a Póvoa de Varzim”.

A mostra dá a conhecer a vida e a obra da escritora, assim como a diversificada documentação existente sobre os episódios mais relevantes da sua ligação e história, em vida, com o concelho da Póvoa de Varzim.

Agustina Bessa-Luís escreveu várias obras ao longo da sua vida, incluindo o romance ‘A Sibila’, ‘Vale Abrãao’ e ‘A Quinta Essência’. Foi reconhecida com muitas honrarias em vida, incluindo o Prémio D. Dinis, em 1980, o Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários, em 1992, um Globo de Ouro, em 2002, e, em 2004, o Prémio Camões. Agustina faleceu em 2019, com 96 anos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
São sempre muitos os motivos para visitar o Museu dos Biscainhos, mas, em plena quadra natalícia, a programação é especial e traz visitas temáticas, oficinas, música e uma árvore de Natal solidária. Tome nota!
Siga-nos