Mostra documental: Agustina e a Póvoa de Varzim

A exposição “Agustina Bessa-Luís e a Póvoa de Varzim” dá a conhecer a vida e a obra da escritora, assim como a diversificada documentação existente sobre os episódios mais relevantes da sua ligação e história, em vida, com o concelho.

O ano de 2022 marca o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, figura incontornável da literatura portuguesa. Para marcar a efeméride, foi descerrada na frontaria do prédio Vila Myosótis, na Avenida Mouzinho de Albuquerque (Póvoa de Varzim), uma das casas onde a escritora viveu, uma placa que assinala o marco.

Ainda no âmbito das celebrações do Centenário de Agustina, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto está patente, até 14 de novembro, a exposição “Agustina Bessa-Luís e a Póvoa de Varzim”.

A mostra dá a conhecer a vida e a obra da escritora, assim como a diversificada documentação existente sobre os episódios mais relevantes da sua ligação e história, em vida, com o concelho da Póvoa de Varzim.

Agustina Bessa-Luís escreveu várias obras ao longo da sua vida, incluindo o romance ‘A Sibila’, ‘Vale Abrãao’ e ‘A Quinta Essência’. Foi reconhecida com muitas honrarias em vida, incluindo o Prémio D. Dinis, em 1980, o Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários, em 1992, um Globo de Ouro, em 2002, e, em 2004, o Prémio Camões. Agustina faleceu em 2019, com 96 anos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos