«Mercadejar no Claustro» do Museu de Alberto Sampaio

O evento «Mercadejar no Claustro» regressa ao Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, já no próximo domingo, dia 7 maio. O mercado de produtos artesanais decorre das 10h00 às 17h30, com entrada livre para o claustro.

O evento «Mercadejar no Claustro» regressa ao Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, já no próximo domingo, dia 7 de maio.

Esta iniciativa apresenta produtos que documentam a riqueza histórica, patrimonial, artesanal e gastronómica da cidade e da região. O destaque vai para o artesanato, a ourivesaria de autor e as plantas decorativas, entre outros artigos.

A entrada é livre para o claustro.

Mercadejar no Claustro
7 de maio 2023
10h00-17h30

O Museu de Alberto Sampaio foi criado em 1928 para albergar o espólio artístico da extinta Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e de outras igrejas e conventos de Guimarães, então na posse do Estado (Decreto Lei N.º 15209 de 17 de março de 1928). Nessa data, Alfredo Guimarães foi nomeado delegado do Estado para acompanhamento das obras de recuperação do edifício do Museu.

Em 1 de agosto de 1931, é inaugurado oficialmente o Museu Regional de Alberto Sampaio. A 26 de julho de 1932, sai um novo Decreto-lei que define e normaliza o estatuto funcional do Museu. Em 19 de outubro de 1932, Alfredo Guimarães é oficialmente nomeado Diretor do Museu.

O Museu de Alberto Sampaio situa-se em pleno centro histórico de Guimarães, no local onde a condessa Mumadona, no século X, mandou construir um mosteiro.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos