Melhor espetáculo internacional de teatro amador é de Barcelos

A peça “A Furgoneta”, do Teatro de Balugas, foi distinguida com o Premio Mecenate Teatro Amatoriale para Melhor Espetáculo Internacional de Teatro Amador. Trata-se de um galardão promovido pela Compagnia AD HOC di Roma.

É de Balugães (Barcelos) o melhor espetáculo internacional de teatro amador anunciado, no passado sábado, em Roma.

A peça “A Furgoneta”, do Teatro de Balugas, foi distinguida com o Premio Mecenate Teatro Amatoriale para Melhor Espetáculo Internacional de Teatro Amador. Trata-se de um galardão promovido pela Compagnia AD HOC di Roma e com o alto patrocínio da FITA – Federazione Italiana Teatro Amatori.

Este prémio pretende eleger, anualmente, o melhor espetáculo de teatro amador internacional e contou nesta edição com produções de países como Cuba, Marrocos, Espanha, Hungria, Canadá e Portugal.

O trabalho, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, já tinha sido finalista para Melhor Espetáculo Internacional nos prémios ESCENAMATEUR da Confederação de Teatro Amador em Espanha, também este ano.

O Teatro de Balugas vai marcar presença na cerimónia de entrega do prémio, que decorrerá em Roma, no dia 5 de dezembro, e a obra “A Furgoneta” será apresentada na capital italiana em dezembro de 2023. Entretanto, a 17 de dezembro, a companhia volta a Itália, com outro espetáculo, para participar no Concorso Teatrale Internazionale “Città di Chivasso”, em Piemonte, Turim.

“A Furgoneta” conta-nos a história de Romão e do irmão que decidem reformar o negócio do pai, homem com milhares de quilómetros feitos pelas aldeias do Minho. Mas agora o negócio é outro: a furgoneta que vendia tudo e mais alguma coisa, até a compra de uma simples faca, que dava para estonar batatas e cortar o pescoço ao frango, já não é feita da mesma maneira! Confrontados com um modo de vida que está a chegar ao fim entre os últimos fregueses e os velhos vendedores ambulantes, os dois irmãos veem-se divididos entre o progresso tecnológico e os que ainda resistem nas aldeias à espera da buzina estridente e dois dedos de conversa.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos