MAS recebe concerto comentado de cantigas medievais

A música medieval vai fazer-se ouvir no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, no próximo dia 22 dezembro, pelas 21h30, no concerto “Do pergaminho ao palco: as cantigas medievais ibéricas”. A música estará a cargo do grupo “Trovar o Povo”.

A cargo do grupo “Trovar o Povo”, o concerto será comentado e acompanhado por voz e por instrumentos presentes nas iconografias da época, como o adufe, o oud ou a flauta de bisel.

A iniciativa visa expor e comentar a poesia lírica medieval portuguesa e os seus contornos, demonstrando-a num programa “que parte de uma reconstrução histórica e musical” de um património de reconhecido valor e dimensão, como é o caso do repertório medieval português.

“Trovar o Povo” é um grupo de músicos e investigadores que tem como projeto entregar e reintegrar a música antiga e popular às suas origens culturais e geográficas, estando este concerto integrado nessa missão.

PERFORMERS

Flauta de bisel: João Francisco Távora
Voz e adufe: Jorge Luís Castro
Oud: Ricardo Alves Pereira

PROGRAMA

Codex: Cantigas de Santa Maria
Nº 400: Pero cantigas de loor
Nº 340: Virgen Madre Groriosa
Nª 10: Rósa das rósas

Pergaminho Vindel: Cantigas de amigo, Martin Codax
Cantiga 1: Ondas do mar de Vigo
Cantiga 2: Mandad’hei comigo
Cantiga 4: Mia hermana fremosa

Pergaminho Sharrer: Cantigas de amor, D. Diniz
Cantiga 1: Pois que vos Deus, amigo, quer guisar
Cantiga 2: A tal estado mi adusse, senhor

Duração: 45 minutos

SINOPSE

“O repertório medieval português é, por razões históricas de várias ordens, um património de inegável riqueza e vastidão. Nele conhecemos e reconhecemos inúmeros autores, estilos e verdadeiras e insubstituíveis obras-primas da literatura portuguesa. O legado musical dessas cantigas, por outro lado, mostrou-se totalmente desconhecido até ao início do século XX, tendo-nos chegado, através da descoberta do pergaminho Vindel (1914) e do pergaminho Sharrer (1990), parcelas de apenas 16 cantigas de amigo e de amor, para além das cantigas de Santa Maria nos Codex de Afonso X, O Sábio.” Grupo “Trovar o Povo”

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos