A convite do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, a Diretora Regional da Cultura do Norte, Laura Castro, deslocou-se a Vila do Conde para visitar a obra a decorrer na Igreja Matriz e verificar o atual estado de conservação da Igreja de Santa Clara e da Capela de Santa Catarina.
Acompanhados pelo Prior da Paróquia de São João Baptista, Padre Paulo César Dias, a Diretora Regional da Cultura do Norte tomou conhecimento do ponto de situação das obras na Igreja Matriz de Vila do Conde. O projeto de intervenção divide-se em duas áreas fundamentais: a torre sineira e a cobertura da igreja.
A intervenção na torre sineira tem como objetivo a recuperação de todas as suas estruturas, a construção de novas, melhorar a acessibilidade e favorecer a funcionalidade dos seus sinos e da visita ao seu interior.
A intervenção na cobertura da igreja tem como objetivo resolver os problemas de estanquidade à água detetados, com solução de elevada durabilidade, reduzida manutenção e de reduzido impacto no património edificado.
A Operação Igreja Matriz de Vila do Conde resulta de uma candidatura apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural do Programa Operacional Norte 2020.
Relativamente à Igreja de Santa Clara, estão a ser desenvolvidos esforços com vista à realização de profundos trabalhos de conservação e restauro. Nos próximos anos, a prioridade irá incidir no tratamento do património artístico ali existente, com vista ao estudo de uma possível musealização, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Por sua vez, recentemente, a Capela de Santa Catarina foi alvo de uma intervenção, efetuada pela Câmara Municipal, ao nível de pintura, soalho e instalação elétrica, sendo também necessária a execução de trabalhos de conservação e restauro do retábulo em talha dourada, datado de 1743.