Jornadas Europeias do Património 2021

A Direção Regional de Cultura do Norte associa-se às celebrações das Jornadas Europeias do Património e entre os dias 24 e 26 de setembro o acesso é livre a todas as atividades que decorrem nos museus e monumentos. Venha celebrar connosco!

Subordinadas em 2021 ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”, as Jornadas Europeias do Património (JEP 2021) são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia e convidam à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, sempre de olhos postos na sensibilização dos povos europeus para a importância permanente da salvaguarda do Património.

Assumem-se, neste contexto, como uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado e reforçando os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade.

Anualmente são organizados mais de 70 mil eventos um pouco por toda a Europa, onde, através da criação de experiências que promovem a inclusão e fomentam a criatividade e a inovação se sensibiliza para o património comum e para a necessidade da sua contínua proteção.

Atendendo à importância da divulgação e pedagogia do Património foi determinada a gratuitidade de entrada nos dias 24, 25 e 26 de setembro em todos os monumentos e museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte aos participantes nas atividades previstas no Programa de Comemoração das JEP 2020.

Consulte aqui o programa nacional de iniciativas agendadas.

No dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, a gratuitidade é alargada a todo o público, com o objetivo de consciencializar para o valor social, cultural, político e económico do turismo, num ano particularmente penalizado no contexto da pandemia Covid-19. A gratuitidade aplica-se nos museus e monumentos, cujo habitual horário de funcionamento integra a segunda-feira.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos