Jornadas Europeias da Arqueologia em Tongobriga

A Área Arqueológica do Freixo, no Marco de Canaveses, celebra as Jornadas Europeias da Arqueologia com a exibição, ao ar livre, do documentário «Tongobriga – O Espírito do Lugar», e com uma visita orientada pelo Arqueólogo António Lima.

A Área Arqueológica do Freixo, no Marco de Canaveses, celebra as Jornadas Europeias da Arqueologia com a exibição, ao ar livre, do documentário «Tongobriga – O Espírito do Lugar».

A projeção será feita ao ar livre no Parque da Pasteleira – Porto, numa iniciativa organizada pelo Museu do Porto, dia 16 de junho, pelas 21h30. (entrada poente – Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n)

No dia 17 de junho, pelas 10h00, a Área Arqueológica de Freixo celebrará as Jornadas Europeias da Arqueologia com uma visita especial (Tongobriga discreta e secreta), orientada pelo Arqueólogo António Lima.

Pretende-se relevar as singularidades deste Monumento Nacional através de novas leituras à luz das últimas investigações levadas a cabo.

Sobre «Tongobriga – O Espírito do Lugar»

O documentário «Tongobriga – O Espírito do Lugar» é uma produção cinematográfica na qual se utilizaram as mais inovadoras técnicas de cinema e imagem digital e avançados meios de produção.

Através das mais relevantes estruturas arqueológicas até hoje identificadas em Tongobriga (Marco de Canaveses), o documentário conta a história de um lugar que atingiu o seu apogeu nos dois primeiros séculos da era cristã, enquadrando essa história no contexto global da integração da Península Ibérica no Império Romano.

Nesta produção, unem-se reconstruções históricas a elaborados modelos digitais sobrepostos às imagens reais do surpreendente sítio arqueológico de Tongobriga, para que o espetador possa conhecer e compreender a história do lugar.

Ao longo de cerca de cinquenta minutos, o documentário recorre a tecnologia de ponta na área da realidade virtual para ir ainda mais longe, ao desvendar a história multissecular de um sítio extraordinário e ousar captar a sua vocação intemporal, o seu Genius Loci: o Espírito do Lugar.

«Tongobriga – O Espírito do Lugar» é uma produção transmedia, associada à produção de imagens virtuais pela empresa IMAGEEN, que pode ser visualizada em smartphones, tablets e óculos de realidade virtual.

As ruínas romanas de Tongobriga e a arquitetura tradicional da aldeia histórica de Santa Maria do Freixo constituem as duas faces mais visíveis do valor patrimonial da Área Arqueológica do Freixo, um espaço com 50 hectares que se encontra sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos