Jorge Sampaio é o novo Coordenador de Tongobriga

Jorge Sampaio, arqueólogo ligado ao Vale do Côa desde 1995, é o novo responsável da Área Arqueológica do Freixo, no Marco de Canaveses. Na sequência de procedimento concursal, inicia funções a partir de amanhã.

A partir de amanhã, Jorge Sampaio inicia funções de Coordenador da Área Arqueológica do Freixo, no Marco de Canaveses.

Nascido em Celorico de Basto, Jorge Sampaio é licenciado em Ciências Históricas e Mestre em Arqueologia.

A ligação umbilical de Jorge Sampaio ao Côa vem da altura em que a arte rupestre foi revelada ao mundo, no início de 90. Desde então, o seu percurso foi feito quer em torno da investigação arqueológica, quer da programação e divulgação dos recursos patrimoniais e culturais junto das comunidades locais.

Foi diretor interino do Parque Arqueológico e Museu do Côa e presidente da direção da ACOA. Atualmente, encontrava-se a exercer funções de arqueólogo no Serviço de Gestão do Património Cultural do Museu Municipal de Penafiel.

É autor de dois livros de História para crianças, além de vários artigos científicos dedicados ao mundo da arqueologia – área em que trabalhou também enquanto esteve profissionalmente ligado à câmara da sua terra natal.

A Área Arqueológica do Freixo é composta de um povoado fortificado proto-histórico localizado num pequeno outeiro, do qual subsistem apenas algumas estruturas habitacionais de planta circular, para além do povoado romano, conhecido pela designação genérica de Tongobriga. As suas ruínas estão integradas numa área com cerca de 50 hectares, classificada como Monumento Nacional desde 1986.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos