Intervenção na Igreja do Mosteiro de S. Bento da Vitória

Com um investimento total de 150 Mil Euros, a intervenção prevê a reabilitação da Igreja de S. Bento da Vitória, bem como trabalhos de conservação e restauro da máquina do órgão.

Foi aprovada a candidatura apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte, ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural do Programa Operacional Norte 2020, para intervenção na Igreja do Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.

Com um investimento total de 150.000,00 €, a presente candidatura prevê a reabilitação da Igreja de S. Bento da Vitória, bem como trabalhos de conservação e restauro da máquina do órgão da Igreja.

Situado no coração do velho Porto, freguesia da Vitória, o Mosteiro de São Bento da Vitória – classificado Monumento Nacional em 1977 – é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade.

Face ao estado de conservação das coberturas da Igreja, cobertas de vegetação e com algumas infiltrações nos seus espaços, nomeadamente nas cúpulas das torres e salas anexas ao coro-alto e atendendo a algumas fendas e fraturas como o lintel do janelão do coro-alto, estes trabalhos são considerados como prioritários para a conservação deste monumento.

Por outro lado, o órgão histórico do coro-alto, bem cultural integrado, intrínseco no seu reportório decorativo, peça de máximo valor patrimonial e interesse cultural para a cidade e para o país, encontra-se num estado de conservação muito crítico, próximo da inutilização pela presença de insetos xilófagos e poeiras.

Decorridos 20 anos após a grande intervenção de conservação e restauro, nunca o instrumento foi alvo de qualquer manutenção, para além da afinação esporádica das palhetas, encontrando-se por isso atualmente num estado de conservação muito crítico.

Assim, preconiza-se a realização de uma empreitada de Reabilitação da Igreja do Mosteiro de S. Bento da Vitória, com a revisão geral das coberturas em telhado e das torres e suas cúpulas, com reforços estruturais urgentes, assim como urge realizar a conservação e restauro do órgão (apenas o instrumento), assegurando a sua manutenção através da limpeza e ações pontuais para afinação e preservação do funcionamento do mesmo.

Com estas duas intervenções pretende-se não só a conservação da igreja e seu valioso recheio artístico, mas também reforçar a fruição e usufruto deste imóvel integrado na rede temática das Paisagens Beneditinas, sob a alçada da Direção Regional de Cultura do Norte.

banner norte 2020
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos