INPCI: Inscrição dos «Saberes e Práticas de Construção do Cavaquinho»

Está a decorrer o período de consulta pública para efeitos de inscrição dos «Saberes e Práticas Tradicionais de Construção do Cavaquinho» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Os saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho configuram uma atividade de caráter artesanal que se desenvolve em Portugal em estreita ligação com as práticas musicais de matriz igualmente tradicional, tendo a produção deste instrumento musical conhecido novos ímpetos desde as últimas décadas, quer em virtude da sua utilização em novos géneros musicais, quer em virtude da ampliação dos seus mercados para além do nacional.

A construção do cavaquinho em moldes artesanais requer um grande conhecimento dos materiais e das técnicas tradicionais que foram transmitidos pela prática e experimentação de geração em geração em contexto familiar (oralmente e por gestos).

A construção do cavaquinho está ativa e é fundamental na reprodução de uma memória e de uma identidade regional e coletiva, que de forma dinâmica preserva a herança da música e dos instrumentos tradicionais portugueses.

Em Portugal continental e Açores constrói-se artesanalmente dois tipos de cavaquinho: o minhoto e o urbano (menos frequentemente). Na Ilha da Madeira, constrói-se um cordofone correspondente ao cavaquinho de Lisboa, denominado braguinha e/ou machete.

No passado a construção tradicional do cavaquinho assumiu expressões culturais locais e regionais, atualmente a construção artesanal do cavaquinho minhoto é a que mais se pratica, tendo-se disseminado, tal como a sua prática, por todo o espaço nacional, estimando-se que existam 40 construtores e 300 grupos de tocadores com cerca de 2300 praticantes.

Os construtores de cavaquinho e de outros cordofones tradicionais, artesãos/luthiers ou violeiros, como são mais conhecidos, realizam a sua atividade em contexto oficinal onde produzem o cavaquinho de forma manufaturada a par de outros instrumentos de cordas tradicionais portugueses, como violas regionais, bandolins e guitarras, e de outros pequenos cordofones como é o caso dos cavaquinhos cabo-verdiano e brasileiro e do ukulele havaiano.

O processo de Consulta Pública para efeitos de inscrição dos «Saberes e Práticas Tradicionais de Construção do Cavaquinho» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está a decorrer e pode ser acedido AQUI.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos