Inaugurações em Viana do Castelo

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, participou nas cerimónias de inauguração das empreitadas de conservação da fachada de S. Domingos e da conservação da Citânia de Santa Luzia, dois ex-libris culturais de Viana do Castelo.

Graça Fonseca inaugurou a empreitada de conservação e restauro da fachada de S. Domingos, orçada em cerca de 150 mil euros e que permitiu restabelecer a integridade física, histórica e estética do conjunto da fachada da Igreja, possibilitando a sua leitura evocativa e decorativa, para preservar a dimensão artística da fachada. A reabilitação e valorização da fachada e do adro da Igreja de Santa Cruz/Convento de S. Domingos, financiada pelo Norte 2020, foi promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte.

A intervenção de conservação e restauro teve por objetivo cessar a continuidade dos fenómenos de degradação, colmatando ou minimizando as fontes de alteração. Para tal, efetuaram-se até ao momento os seguintes tratamentos: limpeza de depósitos superficiais (a seco e por via húmida); remoção de plantas superiores; eliminação de micro-organismos (colonização biológica); limpeza de depósitos e escorrências de guano; remoção e/ou desoxidação de elementos metálicos oxidados, e eliminação/atenuação de crostas e filmes negros por via húmida, compressas químicas e/ou micro-abrasão pontual.

Posteriormente, a governante subiu a Santa Luzia para visitar a recuperada Citânia, uma obra realizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte, e que incidiu na estabilização e restauro das alvenarias dos diferentes sistemas estruturais que constituem a Cidade Velha de Santa Luzia.

Ao todo, foram investidos por parte da Câmara Municipal cerca de cem mil euros, conforme estabelecido no protocolo de colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a Câmara Municipal na sequência do estudo de impacto ambiental de consolidação do parque empresarial de Lanheses. Considerando-se ser necessário implementar medidas compensatórias referentes à salvaguarda do património existente no concelho de Viana do Castelo, a autarquia optou por alocar o investimento no projeto de conservação das ruínas arqueológicas da Cidade Velha de Santa Luzia.

A intervenção observou as técnicas construtivas tradicionais, incluindo a colocação de elementos de travamento transversal com a dimensão e o espaçamento determinado em obra. O assentamento foi executado sem recurso à utilização de argamassas, evitando a utilização de elementos de fixação, de forma a constituir um aparelho com as características da alvenaria existente.

Foram ainda utilizadas as unidades de alvenaria existentes no local, prevendo-se a possibilidade de recorrer a unidades existentes em depósito, dentro do perímetro da Cidade Velha, caso seja necessário para colmatar espaços ou proceder a reforços complementares.

(texto e fotos: CM Viana do Castelo)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos