Galiza e Norte de Portugal juntos no “Nortear Ilustrado”

De 29 setembro a 1 outubro, a ilha de San Simón, na Galiza, acolhe a 4ª edição do “Nortear Ilustrado”, um encontro de ilustradores em formato de residência artística, com o objetivo de potenciar o intercâmbio e a criação entre artistas.

Cátia Vidinhas (Bragança, 1989), Jano Viñuela (A Coruña, 1979), Margarida Nóbrega (Vila Real, 1997) e Uxía Pin (Lugo, 1980) são os quatro artistas convidados que, sob coordenação artística do prestigiado ilustrador David Pintor, protagonizam a quarta edição do Nortear Ilustrado.

O encontro que se realiza desde 2019, na Ilha de San Simón, com o objectivo de promover o intercâmbio cultural e as dinâmicas de colaboração entre a Galiza e o Norte de Portugal no campo da ilustração e do design gráfico, tem este ano como foco de trabalho o Caminho Português de Santiago de Compostela.

De 29 setembro a 1 outubro, os participantes irão partilhar três dias de atividades com o objetivo de reforçar o conhecimento mútuo do setor e produzir obras de arte originais inspiradas na Ilha e nas suas ligações com as rotas de peregrinação a Compostela. Como resultado da sua estadia nesta residência artística, os criadores irão produzir um portefólio de cada autor, que será acrescentado à colecção de materiais produzidos em edições anteriores.

O encontro, realizado no âmbito do programa europeu Nortear, será inaugurado na manhã de quinta-feira, dia 29, com a participação das entidades promotoras da iniciativa, entre as quais se encontram a Dirección General de Cultura de la Xunta de Galicia, a Direção Regional da Cultura do Norte e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, bem como representantes do Turismo de Galicia e do Turismo Porto e Norte.

Além disso, no mesmo dia, a Ilha irá receber 75 estudantes da EASD Pablo Picasso de Coruña, do EASD Antonio Faílde de Ourense e do EASD Ramón Falcón de Lugo, que terão a oportunidade de conhecer em primeira mão o percurso profissional dos criadores convidados e partilhar com eles um espaço de conversa e debate.

O projeto Nortear é um pólo cultural de referência na Europa no domínio da cooperação transfronteiriça. É co-financiado pelo Programa Interreg V A Espanha – Portugal (POCTEP) – Projeto 0585_Facendo_Caminho_1_P.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos