Igreja de Torre de Moncorvo: Intervenção de restauro das portas

Na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo está a decorrer a reabilitação do alpendre sul e das portas exteriores de madeira. A empreitada, orçada em cerca de 105 mil euros, deverá estar concluída até final do próximo mês.

Está a decorrer a intervenção de reabilitação do alpendre sul e das portas da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, elevada a Basílica Menor desde julho de 2022.

Esta empreitada está orçada em cerca de 105 mil euros e deverá estar concluída até final do próximo mês.

A empreitada de conservação e restauro do corpo do alpendre lateral sul tem por objetivo sanar as causas da sua degradação e travar o processo de deterioração do portal em perda iminente e constante. 

Fazem parte integrante desta intervenção os seguintes trabalhos: limpeza, tratamento e proteção de todas as superfícies pétreas em granito, abertura e refechamento de juntas, revisão e/ou reforço do sistema de fixação dos elementos decorativos, capeamento do coroamento das paredes com zinco e rufagem das superfícies de encosto, limpeza e tratamento dos gradeamentos metálicos, instalação de sistema eletro-estático de afastamento de pombos e conservação e restauro das portas exteriores de madeira da igreja.

Mapeamento da deterioração da pedra
Trabalho de campo do mapeamento das deteriorações da pedra existentes nos portais da igreja

Recorde-se que, no início de julho 2022, foi concluída a intervenção de conservação e restauro das pinturas murais da capela-mor da igreja.

Esta intervenção insere-se no âmbito de uma candidatura para requalificação e valorização da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte ao Aviso 2020-87 – Património Cultural do programa NORTE 2020.

A Igreja matriz de Torre de Moncorvo encontra-se classificada como Monumento Nacional pelo Decreto de 16.06.1910 e, sendo propriedade do Estado Português. Encontra-se afeta, para efeitos de gestão e abertura ao público, à Direção Regional de Cultura do Norte.

Elevação a Basílica Menor

O Papa Francisco, através de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, assinado a 12 de janeiro de 2022, concedeu o título de Basílica menor à Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, na Unidade Pastoral de S. José, Arciprestado de Moncorvo.

Esta atribuição reconhece a importância deste templo na ação pastoral, litúrgica e espiritual e o seu valor patrimonial e arquitetónico.

A celebração solene da promulgação do título decorreu no dia 18 julho, em memória do Arcebispo São Bartolomeu dos Mártires.

banner norte 2020
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos