Guimarães duplica área Património da Humanidade

A antiga zona industrial de Couros juntou-se esta terça-feira ao centro histórico de Guimarães como Património Mundial da Humanidade. Com esta classificação, a cidade vê duplicar a área classificada pela UNESCO.

A aprovação da antiga zona industrial de Couros como Património da Humanidade teve lugar na 45ª Sessão Alargada do Comité do Património Mundial, a decorrer em Riade, na Arábia Saudita. A classificação praticamente duplica a área classificada pela UNESCO em Guimarães.

Assim, ao Centro Histórico inscrito na lista de Património classificado pela UNESCO desde 2001, junta-se o conjunto denominado como “Zona de Couros”, relativo à área de manufaturas de curtumes ao longo do Rio de Couros.

Os 19,4 hectares até agora classificados como Património Mundial estendem-se a uma área de 38,4 hectares, desde a ribeira de Couros, à cota mais baixa, ao Castelo, no ponto mais alto.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos