Fundação Mestre Casais instala-se no Mosteiro de Tibães

A Assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a Fundação Mestre Casais decorreu ontem à tarde. O protocolo visa a cedência de instalações no Mosteiro de Tibães para a acomodação temporária da referida Fundação.

Assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a Fundação Mestre Casais para a cedência da cela “V” do corredor da hospedaria no Mosteiro de São Martinho de Tibães para a instalação temporária da referida Fundação, pelo período de dois anos.

A Fundação António Fernandes da Silva – Mestre Casais é uma entidade privada sem fins lucrativos, reconhecida em 17 maio 2021, por Despacho do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros publicado no Diário da Republica, II Série.

A Fundação tem por missão central a promoção da sustentabilidade humana e ambiental, através da geração e partilha de conhecimento, do debate aberto e independente, do reconhecimento dos bons exemplos e da capacitação da sociedade, de forma a melhor enfrentar os desafios ambientais, climáticos, societais e tecnológicos.

A relação da comunidade Casais com a sua envolvente, incluindo a freguesia de Mire de Tibães, onde se localiza a sua sede e campus empresarial, e o Mosteiro de São Martinho de Tibães, está bem documentada em diferentes dimensões. A obra “Mestria”, comemorativa dos 60 anos do Grupo, traça o percurso do Mestre Casais e da sua família, retratando a proximidade com o Mosteiro e com a sua comunidade religiosa.

Neste quadro de proximidade, é intenção da Fundação Mestre Casais desenvolver um aprofundamento da relação com o Mosteiro, abrindo um espaço de colaboração de mútuo interesse, nomeadamente através da realização, no perímetro do Mosteiro, de atividades alusivas à temática da sustentabilidade, nas suas diversas dimensões, incluindo ações de recuperação, manutenção e valorização do património natural e construído único ali existente.

Como primeira ação no âmbito do Protocolo, a Fundação custeará a reabilitação de uma sala da antiga hospedaria monástica do Mosteiro.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos