Fundação Mestre Casais instala-se no Mosteiro de Tibães

A Assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a Fundação Mestre Casais decorreu ontem à tarde. O protocolo visa a cedência de instalações no Mosteiro de Tibães para a acomodação temporária da referida Fundação.

Assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a Fundação Mestre Casais para a cedência da cela “V” do corredor da hospedaria no Mosteiro de São Martinho de Tibães para a instalação temporária da referida Fundação, pelo período de dois anos.

A Fundação António Fernandes da Silva – Mestre Casais é uma entidade privada sem fins lucrativos, reconhecida em 17 maio 2021, por Despacho do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros publicado no Diário da Republica, II Série.

A Fundação tem por missão central a promoção da sustentabilidade humana e ambiental, através da geração e partilha de conhecimento, do debate aberto e independente, do reconhecimento dos bons exemplos e da capacitação da sociedade, de forma a melhor enfrentar os desafios ambientais, climáticos, societais e tecnológicos.

A relação da comunidade Casais com a sua envolvente, incluindo a freguesia de Mire de Tibães, onde se localiza a sua sede e campus empresarial, e o Mosteiro de São Martinho de Tibães, está bem documentada em diferentes dimensões. A obra “Mestria”, comemorativa dos 60 anos do Grupo, traça o percurso do Mestre Casais e da sua família, retratando a proximidade com o Mosteiro e com a sua comunidade religiosa.

Neste quadro de proximidade, é intenção da Fundação Mestre Casais desenvolver um aprofundamento da relação com o Mosteiro, abrindo um espaço de colaboração de mútuo interesse, nomeadamente através da realização, no perímetro do Mosteiro, de atividades alusivas à temática da sustentabilidade, nas suas diversas dimensões, incluindo ações de recuperação, manutenção e valorização do património natural e construído único ali existente.

Como primeira ação no âmbito do Protocolo, a Fundação custeará a reabilitação de uma sala da antiga hospedaria monástica do Mosteiro.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos