Filme sobre Amadeo de Souza-Cardoso estreia hoje

O filme biográfico sobre o pintor Amadeo de Souza-Cardoso, intitulado “Amadeo”, vai estrear hoje, dia 26 de janeiro, nos cinemas portugueses. A longa-metragem tem como subtítulo “O homem que pintou o futuro”.

Realizado por Vicente Alves do Ó, o filme “Amadeo” foi produzido com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da RTP, do Fundo de Turismo e Cinema e da Fundação Calouste Gulbenkian.

A obra chegou a ter estreia marcada para 2020, mas acabou adiada, devido à pandemia Covid-19.

A longa-metragem, que tem como subtítulo “O homem que pintou o futuro”, retrata a ascensão do pintor natural de Amarante e o processo de criação das suas maiores obras.

No elenco deste filme biográfico, destacam-se Rafael Morais, no papel do artista plástico, Eunice Muñoz, como avó de Amadeo, e de Rogério Samora (falecido em dezembro 2021), no papel de José Emygdio de Souza-Cardoso, pai do pintor.

Amadeo de Souza-Cardoso, um dos pintores mais representativos do modernismo português, no século XX, nasceu em Amarante, a 14 de novembro de 1887, tendo convivido com Fernando Pessoa e Pablo Picasso, entre outros artistas da primeira metade do século passado.

No ano de 1918 uma doença de pele impede Amadeo de pintar. A 25 de outubro morre bruscamente em Espinho, vítima da epidemia “pneumónica” que assolou a Europa no final da Guerra.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos