Filme sobre Amadeo de Souza-Cardoso estreia hoje

O filme biográfico sobre o pintor Amadeo de Souza-Cardoso, intitulado “Amadeo”, vai estrear hoje, dia 26 de janeiro, nos cinemas portugueses. A longa-metragem tem como subtítulo “O homem que pintou o futuro”.

Realizado por Vicente Alves do Ó, o filme “Amadeo” foi produzido com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da RTP, do Fundo de Turismo e Cinema e da Fundação Calouste Gulbenkian.

A obra chegou a ter estreia marcada para 2020, mas acabou adiada, devido à pandemia Covid-19.

A longa-metragem, que tem como subtítulo “O homem que pintou o futuro”, retrata a ascensão do pintor natural de Amarante e o processo de criação das suas maiores obras.

No elenco deste filme biográfico, destacam-se Rafael Morais, no papel do artista plástico, Eunice Muñoz, como avó de Amadeo, e de Rogério Samora (falecido em dezembro 2021), no papel de José Emygdio de Souza-Cardoso, pai do pintor.

Amadeo de Souza-Cardoso, um dos pintores mais representativos do modernismo português, no século XX, nasceu em Amarante, a 14 de novembro de 1887, tendo convivido com Fernando Pessoa e Pablo Picasso, entre outros artistas da primeira metade do século passado.

No ano de 1918 uma doença de pele impede Amadeo de pintar. A 25 de outubro morre bruscamente em Espinho, vítima da epidemia “pneumónica” que assolou a Europa no final da Guerra.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos