Festa do Cinema Italiano na Casa das Artes

A Festa do Cinema Italiano regressa na sua 16ª edição, à Casa das Artes do Porto, com uma programação diversificada que apresenta filmes de novos realizadores bem como de nomes consagrados, e um momento musical com um concerto de Nico Farruggia Trio.


A Festa do Cinema Italiano (organizada pela Associação Il Sorpasso desde 2008) regressa na sua 16ª edição, à Casa das Artes do Porto, de 10 a 14 maio, com uma programação diversificada que apresenta filmes de novos realizadores bem como de nomes consagrados, e um momento musical com um concerto de Nico Farruggia Trio.

Quarta-feira, 10 de maio

 21h30 – sessão de abertura

A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA / LA STRANEZZA

de Roberto Andò
Itália, 2022, 80′, Legendas Português, Inglês, Documentário

Sebastiano e Onofrio, dois cangalheiros sicilianos, resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa.

Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo enquanto Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia levá-lo-ão a assinar “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo. 

Pela mão de Roberto Andò (“Viva a Liberdade”) e coroada por um terceiro ato catártico, uma ode às possibilidades da ficção que teve a sua estreia na 17ª edição do Festival de cinema de Roma.

Quinta-feira, 11 de maio

21h30

INTERDITO A CÃES E ITALIANOS / INTERDIT AUX CHIENS ET AUX ITALIENS

de Alain Ughetto
França, Itália, Suíça, Portugal , 2022, 70′, Legendas Português, Animação

Um filme magistral pela delicadeza e precisão com que reconta através da animação a Itália daqueles que foram definidos como “os últimos”.

Luigi e os seus irmãos partiram da sua aldeia natal para descobrir “La Merica”, a fabulosa terra onde os dólares crescem nas árvores. Por fim, em vez de atravessar o Atlântico, Luigi pousa a sua mochila no sul de França, com mãos que já não conseguiam trabalhar.

Uma viagem no tempo, uma carta de amor aos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte em Itália e forçados a imigrar. Vencedor do Prémio do Júri no prestigiado Festival de Annecy, uma obra onde o imaginário terno e singelo do autor se cruza com uma forte componente histórica, resultando num filme de uma vibrante complexidade.

“Sabes, não somos de um país. Somos da nossa infância.”

Sexta-feira, 12 de maio

19h00

LAS LEONAS

de Isabel Achával, Chiara Bondì
Itália, 2022, 80′, Legendas Português, Inglês, Documentário

Sangue, suor e lágrimas. O futebol como acto de resistência.

Estreado no Festival de Veneza e produzido por Nanni Moretti, segue um grupo de mulheres imigrantes em Roma, a maioria delas da América do Sul, unidas por uma incorrigível paixão pelo futebol. Assinado pela dupla de realizadoras Isabel Archaval e Chiara Bondì, um documentário tanto envolvente como essencial que nos dá a conhecer intimamente, dentro e fora de campo, as ambições, fragilidades e circunstâncias de quem todos os dias escolhe correr por prazer.

 21h30

LAGGIÙ QUALCUNO MI AMA

de Mario Martone
Itália, 2023, 128′, Legendas Português, Documentário

Mario Martone presta uma afetuosa e sincera homenagem ao ator e realizador napolitano Massimo Troisi.

“De realizador para realizador”, uma preciosa viagem no tempo que recorda e cristaliza Massimo Troisi, artista italiano que nos deixou prematuramente em 1994 e é ainda hoje uma inesgotável fonte de inspiração. Troisi morreu jovem com apenas 41 anos depois de ter desempenhado o papel principal em “O Carteiro de Pablo Neruda”, deixando um vazio que não seria nunca preenchido. Um terno resgate da memória, leva-nos de volta a um período criativo irrepetível da história do cinema italiano.

Sábado, 13 de maio

15h30

HERMITAGE – O PODER DA ARTE

de Michele Mally
Itália, 2019, 90′, Legendas Português, Documentário

Uma bela jornada visual sobre o quotidiano do magnífico Museu Hermitage, remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias.

Apresentando a maior coleção de pinturas do mundo, o Museu Hermitage tem sido um espaço de encontro para artistas estrangeiros, arquitetos e intelectuais, sendo responsável por criar ligações através da arte e da cultura, para sempre marcado pelas aquisições da iluminada imperatriz Catarina II, cuja personalidade continua a fascinar historiadores e críticos de arte há séculos. Toni Servillo guia-nos através de uma sumptuosa e imersiva exploração de pontes culturais entre o passado e o presente, apresentando-nos algumas das melhores obras de arte do mundo em alta definição na tela grande.

17h30

UMBERTO ECO – LA BIBLIOTECA DEL MONDO

de Davide Ferrario
Itália, 2022, 80′, Legendas Português, Documentário

Umberto Eco na sua biblioteca privada. São mais de 30.000 livros contemporâneos e mais de 1500 livros raros antigos.

Davide Ferrario, que tinha colaborado com Umberto Eco em 2017 numa instalação sobre o tema da memória para o pavilhão italiano da Bienal de Veneza, reconstrói aqui a relação do escritor e filósofo com os livros. Através de entrevistas inéditas, material raramente visto e com a colaboração da família e amigos, um filme lúdico e sofisticado que procura capturar o significado da ideia de biblioteca como memória colectiva do mundo.

21h30

SECA / SICCITÀ

de Paolo Virzì
Itália, 2022, 124′, Legendas Português, Drama, Comédia

Num futuro pouco distante, a chuva deixará de cair na caótica e poeirenta cidade de Roma.

Nesta destemida visão semi-apocalíptica do aclamado Paolo Virzì (“La Prima Cosa Bella” e “Capital Humano”), vidas entrelaçam-se no longo caminho para a redenção. Premiada no Festival de Veneza e parcialmente inspirada pela pandemia da Covid-19, uma obra de aguçada natureza satírica, na qual imperam o humor negro, a crítica social e um elenco estelar que conta com nomes como Silvio Orlando, Elena Lietti, Valerio Mastandrea e Monica Bellucci.

Domingo, 14 de maio

15h30

FRIDA – VIVA LA VIDA

de Giovanni Troilo
Itália, 2020, 90′, Legendas Português, Documentário

Um documentário que destaca as duas almas de Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas.

Um documentário que destaca as duas almas de Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas. A aclamada atriz e realizadora Asia Argento junta-se a nós nesta descoberta das duas faces da icónica artista através das próprias palavras de Frida: cartas, diários e confissões privadas.Uma jornada profunda ao interior do México para explorar o coração e a alma de Frida Kahlo, incluindo acesso às suas obras-primas nalguns dos mais extraordinários museus do México. Um grande mergulho pela arte de oposições e dualismos de Frida – dor e prazer, escuridão e luz, lua e sol, a vida na morte e a morte na vida.

18h00

MARCHA SOBRE ROMA

de Mark Cousins
Itália, 2022, 98′, Legendas Português, Documentário

A ascensão de Benito Mussolini ao poder (re)vista hoje pela mente inquisitiva de Mark Cousins.

Do consagrado crítico, autor e cineasta Mark Cousins (“Story of Film – An Odyssey”) cuja vasta obra tem marcado presença ao longo dos anos em festivais de referência como Cannes, Sundance ou Veneza, um inquietante documentário que trata a ascensão do fascismo em Itália e as suas consequências na Europa dos anos 30. Narrada por uma das atrizes italianas mais acarinhadas da actualidade, Alba Rohrwacher, uma lição de história que funde imagens de arquivo e momentos de pura ficção e nos conquista pela sua tenaz análise da ligação entre cinema e propaganda.

19h30 – Intervallo Musicale com Nico Farruggia Trio*

21h30 – sessão de encerramento

A VIAGEM DE PAPA FRANCISCO / IN VIAGGIO

de Gianfranco Rosi
Itália, 2022, 80′, Legendas Português, Documentário

Um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo.

Gianfranco Rosi traça um curioso paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e as viagens de Papa Francisco. Instigado pelo facto de duas das viagens do Papa – a primeira aos refugiados que desembarcam em Lampedusa; a segunda, em 2021, ao Médio Oriente – espelharem de tão perto os itinerários dos seus filmes “Fogo no Mar” (nomeado ao Óscar da Academia) e “Nocturno”, o multipremiado Gianfranco Rosi propõe-se a ir no encalço do actual líder mundial da Igreja Católica. Filme estreado no Festival de Veneza.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos