Festa do Cinema Italiano na Casa das Artes

A Festa do Cinema Italiano regressa na sua 16ª edição, à Casa das Artes do Porto, com uma programação diversificada que apresenta filmes de novos realizadores bem como de nomes consagrados, e um momento musical com um concerto de Nico Farruggia Trio.


A Festa do Cinema Italiano (organizada pela Associação Il Sorpasso desde 2008) regressa na sua 16ª edição, à Casa das Artes do Porto, de 10 a 14 maio, com uma programação diversificada que apresenta filmes de novos realizadores bem como de nomes consagrados, e um momento musical com um concerto de Nico Farruggia Trio.

Quarta-feira, 10 de maio

 21h30 – sessão de abertura

A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA / LA STRANEZZA

de Roberto Andò
Itália, 2022, 80′, Legendas Português, Inglês, Documentário

Sebastiano e Onofrio, dois cangalheiros sicilianos, resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa.

Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo enquanto Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia levá-lo-ão a assinar “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo. 

Pela mão de Roberto Andò (“Viva a Liberdade”) e coroada por um terceiro ato catártico, uma ode às possibilidades da ficção que teve a sua estreia na 17ª edição do Festival de cinema de Roma.

Quinta-feira, 11 de maio

21h30

INTERDITO A CÃES E ITALIANOS / INTERDIT AUX CHIENS ET AUX ITALIENS

de Alain Ughetto
França, Itália, Suíça, Portugal , 2022, 70′, Legendas Português, Animação

Um filme magistral pela delicadeza e precisão com que reconta através da animação a Itália daqueles que foram definidos como “os últimos”.

Luigi e os seus irmãos partiram da sua aldeia natal para descobrir “La Merica”, a fabulosa terra onde os dólares crescem nas árvores. Por fim, em vez de atravessar o Atlântico, Luigi pousa a sua mochila no sul de França, com mãos que já não conseguiam trabalhar.

Uma viagem no tempo, uma carta de amor aos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte em Itália e forçados a imigrar. Vencedor do Prémio do Júri no prestigiado Festival de Annecy, uma obra onde o imaginário terno e singelo do autor se cruza com uma forte componente histórica, resultando num filme de uma vibrante complexidade.

“Sabes, não somos de um país. Somos da nossa infância.”

Sexta-feira, 12 de maio

19h00

LAS LEONAS

de Isabel Achával, Chiara Bondì
Itália, 2022, 80′, Legendas Português, Inglês, Documentário

Sangue, suor e lágrimas. O futebol como acto de resistência.

Estreado no Festival de Veneza e produzido por Nanni Moretti, segue um grupo de mulheres imigrantes em Roma, a maioria delas da América do Sul, unidas por uma incorrigível paixão pelo futebol. Assinado pela dupla de realizadoras Isabel Archaval e Chiara Bondì, um documentário tanto envolvente como essencial que nos dá a conhecer intimamente, dentro e fora de campo, as ambições, fragilidades e circunstâncias de quem todos os dias escolhe correr por prazer.

 21h30

LAGGIÙ QUALCUNO MI AMA

de Mario Martone
Itália, 2023, 128′, Legendas Português, Documentário

Mario Martone presta uma afetuosa e sincera homenagem ao ator e realizador napolitano Massimo Troisi.

“De realizador para realizador”, uma preciosa viagem no tempo que recorda e cristaliza Massimo Troisi, artista italiano que nos deixou prematuramente em 1994 e é ainda hoje uma inesgotável fonte de inspiração. Troisi morreu jovem com apenas 41 anos depois de ter desempenhado o papel principal em “O Carteiro de Pablo Neruda”, deixando um vazio que não seria nunca preenchido. Um terno resgate da memória, leva-nos de volta a um período criativo irrepetível da história do cinema italiano.

Sábado, 13 de maio

15h30

HERMITAGE – O PODER DA ARTE

de Michele Mally
Itália, 2019, 90′, Legendas Português, Documentário

Uma bela jornada visual sobre o quotidiano do magnífico Museu Hermitage, remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias.

Apresentando a maior coleção de pinturas do mundo, o Museu Hermitage tem sido um espaço de encontro para artistas estrangeiros, arquitetos e intelectuais, sendo responsável por criar ligações através da arte e da cultura, para sempre marcado pelas aquisições da iluminada imperatriz Catarina II, cuja personalidade continua a fascinar historiadores e críticos de arte há séculos. Toni Servillo guia-nos através de uma sumptuosa e imersiva exploração de pontes culturais entre o passado e o presente, apresentando-nos algumas das melhores obras de arte do mundo em alta definição na tela grande.

17h30

UMBERTO ECO – LA BIBLIOTECA DEL MONDO

de Davide Ferrario
Itália, 2022, 80′, Legendas Português, Documentário

Umberto Eco na sua biblioteca privada. São mais de 30.000 livros contemporâneos e mais de 1500 livros raros antigos.

Davide Ferrario, que tinha colaborado com Umberto Eco em 2017 numa instalação sobre o tema da memória para o pavilhão italiano da Bienal de Veneza, reconstrói aqui a relação do escritor e filósofo com os livros. Através de entrevistas inéditas, material raramente visto e com a colaboração da família e amigos, um filme lúdico e sofisticado que procura capturar o significado da ideia de biblioteca como memória colectiva do mundo.

21h30

SECA / SICCITÀ

de Paolo Virzì
Itália, 2022, 124′, Legendas Português, Drama, Comédia

Num futuro pouco distante, a chuva deixará de cair na caótica e poeirenta cidade de Roma.

Nesta destemida visão semi-apocalíptica do aclamado Paolo Virzì (“La Prima Cosa Bella” e “Capital Humano”), vidas entrelaçam-se no longo caminho para a redenção. Premiada no Festival de Veneza e parcialmente inspirada pela pandemia da Covid-19, uma obra de aguçada natureza satírica, na qual imperam o humor negro, a crítica social e um elenco estelar que conta com nomes como Silvio Orlando, Elena Lietti, Valerio Mastandrea e Monica Bellucci.

Domingo, 14 de maio

15h30

FRIDA – VIVA LA VIDA

de Giovanni Troilo
Itália, 2020, 90′, Legendas Português, Documentário

Um documentário que destaca as duas almas de Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas.

Um documentário que destaca as duas almas de Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas. A aclamada atriz e realizadora Asia Argento junta-se a nós nesta descoberta das duas faces da icónica artista através das próprias palavras de Frida: cartas, diários e confissões privadas.Uma jornada profunda ao interior do México para explorar o coração e a alma de Frida Kahlo, incluindo acesso às suas obras-primas nalguns dos mais extraordinários museus do México. Um grande mergulho pela arte de oposições e dualismos de Frida – dor e prazer, escuridão e luz, lua e sol, a vida na morte e a morte na vida.

18h00

MARCHA SOBRE ROMA

de Mark Cousins
Itália, 2022, 98′, Legendas Português, Documentário

A ascensão de Benito Mussolini ao poder (re)vista hoje pela mente inquisitiva de Mark Cousins.

Do consagrado crítico, autor e cineasta Mark Cousins (“Story of Film – An Odyssey”) cuja vasta obra tem marcado presença ao longo dos anos em festivais de referência como Cannes, Sundance ou Veneza, um inquietante documentário que trata a ascensão do fascismo em Itália e as suas consequências na Europa dos anos 30. Narrada por uma das atrizes italianas mais acarinhadas da actualidade, Alba Rohrwacher, uma lição de história que funde imagens de arquivo e momentos de pura ficção e nos conquista pela sua tenaz análise da ligação entre cinema e propaganda.

19h30 – Intervallo Musicale com Nico Farruggia Trio*

21h30 – sessão de encerramento

A VIAGEM DE PAPA FRANCISCO / IN VIAGGIO

de Gianfranco Rosi
Itália, 2022, 80′, Legendas Português, Documentário

Um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo.

Gianfranco Rosi traça um curioso paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e as viagens de Papa Francisco. Instigado pelo facto de duas das viagens do Papa – a primeira aos refugiados que desembarcam em Lampedusa; a segunda, em 2021, ao Médio Oriente – espelharem de tão perto os itinerários dos seus filmes “Fogo no Mar” (nomeado ao Óscar da Academia) e “Nocturno”, o multipremiado Gianfranco Rosi propõe-se a ir no encalço do actual líder mundial da Igreja Católica. Filme estreado no Festival de Veneza.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos