Feira dos Santos de Cerdal é Património Cultural Imaterial

A «Feira dos Santos de Cerdal», Valença, foi inscrita esta quarta-feira, 22 de novembro, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Mais uma manifestação imaterial a Norte a ser reconhecida enquanto reflexo da identidade da comunidade.

Foto: Município de Valença

A inscrição da manifestação «Feira dos Santos de Cerdal», Valença, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial foi publicada esta quarta-feira, 22 de novembro, em Diário da República, destacando a relevância desta prática enquanto reflexo da identidade da comunidade no presente.

O anúncio destaca ainda a importância histórica da Feira no desenvolvimento cultural e económico do território em que se insere, as dinâmicas de transmissibilidade de práticas desenvolvidas ao longo de gerações na comunidade e entre os grupos e intervenientes, mais diretamente associados.

As origens da «Feira dos Santos de Cerdal», que tem lugar no Terreiro de São Bento, em Cerdal – Valença, nos dias 1 e 2 de novembro, perdem-se no tempo.

Embora de origem anterior, aparece documentada em 1758 nas “Memórias Paroquiais” da freguesia e é hoje considerada a última grande feira/romaria do calendário anual do Noroeste Peninsular, atraindo milhares de visitantes, muitos oriundos da Galiza.

Sem programação festiva, são os ‘Pericos dos Santos’ (peras pequenas típicas do concelho) e o Cavalo Garrano (uma das três raças equinas nacionais) os mais procurados.

Saiba mais em www.matrizpci.dgpc.pt

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos