Pelo 6º ano consecutivo, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) estará representada na Feira do Livro do Porto, visando a divulgação e promoção das suas publicações próprias.
Em destaque estará a coleção Património a Norte, lançada em 2019 pela Direção Regional de Cultura do Norte e cujo objetivo é reforçar a capacidade de resposta às funções Social, Educativa e Científica da DRCN, enquanto responsável por contribuir para a preservação, valorização e acesso à Cultura Portuguesa, bem como pela difusão e produção de conhecimento, assim concorrendo para uma maior divulgação dos bens culturais dentro da sua área de atuação.
Até ao momento, foram já editados cinco números no âmbito desta Coleção, dedicados aos temas «10 Anos de Reflexão sobre Casas Museu em Portugal»; “A Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio”; “Centros Interpretativos – objetos, espaços, conceitos e discursos”; “Pintura mural: intervenções de conservação e restauro” e “Mediação Cultural: objetos, modelos e públicos”.
Estarão também em destaque as coleções «Viajar com… Os caminhos da Literatura», através da qual a DRCN pretende dar a conhecer alguns dos mais relevantes escritores da Literatura Portuguesa, cuja vida e obra passaram pela região Norte; e o projeto «Escritores a Norte, vidas com obra em casas d’escritas» (www.escritoresanorte.pt) desenvolvido em torno de casas museu da região Norte: Quinta das Quintãs, sobre os escritores Domingos Monteiro, Pina de Morais e Graça Pina de Morais, no concelho de Mesão Frio; Espaço Miguel Torga e Casa Miguel Torga, sobre o escritor Miguel Torga, em Sabrosa; Casa de Camilo Castelo Branco, sobre Camilo Castelo Branco, no concelho de V.N. Famalicão; Fundação Arthur Cupertino de Miranda, sobre Mário Cesariny, no concelho de V.N. Famalicão; Casa Museu Ferreira de Castro, sobre o escritor Ferreira de Castro, no concelho de Oliveira de Azeméis; Casa Museu Guerra Junqueiro, sobre Guerra Junqueiro, no concelho do Porto; Casa Museu Aquilino Ribeiro, sobre o escritor Aquilino Ribeiro, no concelho de Moimenta da Beira; Fundação Eça de Queirós, sobre o escritor Eça de Queirós, no concelho de Baião; Casa Museu José Régio, sobre José Régio, no concelho de Vila do Conde.
A nova edição da Feira do Livro do Porto, com 119 stands inscritos, que representam 80 entidades (entre livreiros, editoras, alfarrabistas, distribuidores, e entidades públicas ou privadas), volta a ocupar os Jardins do Palácio de Cristal, entre 28 de agosto e 13 de setembro. Parte do mote “Alegria para o fim do mundo”, de uma das escritoras residentes, e tem como fio condutor a potência da escrita e das vozes no feminino.